Investir em eventos é uma opção cada vez mais comum entre as empresas que querem se diferenciar no mercado. Eficazes para o posicionamento da marca e a consolidação das relações comerciais, os eventos também proporcionam um contato mais direto e personalizado com o público, sendo uma ótima estratégia para a geração de leads.

Importante ferramenta para o marketing digital, esse processo de geração de leads começa com o interesse da pessoa por uma empresa. Ela se torna um cliente em potencial (lead) quando se sente atraída por um produto ou serviço oferecido, sendo papel da organização criar mecanismos para atrair novos leads e também estimular — e se relacionar ­ — com esse cliente potencial, para que ele conclua a compra.

Um lead é gerado, principalmente, por meio da coleta de informações, sendo o evento uma ótima oportunidade não só para obter esses dados de forma rápida e naturalizada, como também para estimular uma primeira aproximação entre consumidor e empresa.

Quer conquistar novos clientes? Conheça quatro dicas para aumentar a geração de leads do seu evento.

1. Use uma plataforma de inscrições

A geração de leads pode começar já nas inscrições para o evento com a adoção de uma plataforma de gerenciamento que possibilite ao participante fazer sua inscrição on-line.

Por meio dessa plataforma é possível coletar informações, como nome, e-mail, telefone e até criar perguntas personalizadas de acordo com o evento. Saber, por exemplo, qual a disposição de compra do participante ou se ele está interessado em algum produto específico permite traçar um perfil do público e também identificar possíveis clientes.

2. Invista em marketing digital

Nada melhor do que usar estratégias do marketing digital para atrair e gerar novos leads em seu evento. Para isso, selecionamos algumas opções que você deve considerar, como:

  1. e-mail marketing: além de não demandar grandes investimentos financeiros, permite uma comunicação rápida, automatizada e, ao mesmo tempo, personalizada com cada lead;
  2. redes sociais: são ótimas ferramentas para divulgação do evento (obter novas inscrições) e também para estabelecer uma relação de confiança entre cliente e empresa;
  3. conteúdo para blog: ao criar conteúdos relevantes sobre o tema do evento, é possível não só consolidar a autoridade da marca como criar um alcance orgânico e atrair clientes potenciais que estão pesquisando sobre o assunto.

Além disso, o marketing digital pode auxiliar no pós-evento oferecendo ferramentas para que os dados coletados sejam segmentados e acompanhados por métricas. Ele também possibilita criar estratégias de nutrição, para que os leads gerados no evento continuem envolvidos pela empresa, a fim de que se tornem efetivamente clientes.

3. Ofereça brindes em troca de cadastro

Os brindes são uma ótima opção para a geração de leads. No entanto, para despertar o interesse do participante, a ponto de que ele forneça algumas informações em troca do mimo, é preciso garantir que ele seja útil e também atrativo.

Outro ponto importante é criar uma forma de cadastro que seja rápida. Se for um formulário manual, solicite apenas dados básicos, como nome, telefone, e-mail. No entanto, o ideal é adotar um sistema informatizado, que permita não só registrar dados mais complexos e personalizados, como também analisar as informações posteriormente de forma automatizada.

4. Aposte em novas atrações

Que tal usar games ou ações interativas em seu evento? Além de surpreender os participantes e marcar sua memória afetiva, essas formas de entretenimento podem ser adotadas como estratégias para a geração de leads, ao permitir, por exemplo, que a empresa capture dados por meio de login ou ranking.

Cabe ressaltar que as atrações devem dialogar com a proposta do evento, a fim de gerarem leads qualificados para o seu negócio — e não atraírem, simplesmente, pessoas interessadas na diversão.

Neste texto, apresentamos quatro dicas para a geração de leads no seu evento. No entanto, o sucesso dessas estratégias demanda planejamento prévio e também a adoção de ferramentas eficazes de coleta e análise das informações. Tornar a tecnologia uma aliada é uma excelente solução, pois além de oferecer mecanismos para a captação dos leads, também possibilita sua nutrição, de modo que clientes potenciais se tornem consumidores reais do seu negócio.

Agora que você já conhece nossas dicas, deixe um comentário contando quais estratégias você vai adotar no seu evento.

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