Quando planejamos um evento, é fundamental pensar em maneiras de receber um feedback dos participantes. Somente com esse retorno é possível mensurar, por exemplo, se as atrações, o atendimento e a divulgação agradaram. Por isso, aplicar uma pesquisa de satisfação para eventos é fundamental.

Colher a opinião dos participantes é importante para avaliar os pontos que deram certo e o que precisa ser melhorado para a segunda edição. Dessa maneira, você tem parâmetros para saber no que precisa investir mais e o que passou despercebido pelo seu público.

Elaborar uma pesquisa de satisfação para eventos não tem mistérios. Então, continue com a leitura e confira, agora mesmo, como fazê-la!

Seja objetivo

É claro que queremos saber a opinião dos participantes sobre tudo, mas evite criar um formulário muito grande para que eles respondam. Isso fará com que eles o deixem em branco.

Afinal, convenhamos: a maioria das pessoas não gosta de responder a uma pesquisa de satisfação, a não ser que concorra a algum brinde muito legal.

Essa estratégia do brinde pode ser utilizada — por exemplo: “Responda a nossa pesquisa de satisfação e concorra a um final de semana na praia”. Isso incentiva as pessoas a responderem o questionário com calma.

Peça uma nota geral do evento

Para você ter uma ideia no geral de como o seu evento foi recebido pelo público, peça uma nota — por exemplo: “Em geral, qual nota você atribui para o evento? Responda de 0 a 10, onde 0 é péssimo e 10 é excelente”.

Deixe espaço para questões abertas

Outro aspecto muito importante é que a pesquisa não seja totalmente mecanizada e engessada, ou seja, somente com perguntas de múltipla escolha.

Reserve um campo para sugestões, reclamações e pontos que podem ser melhorados na próxima edição. Assim, as pessoas podem escrever abertamente sobre qual foi a sua percepção, e você terá retornos riquíssimos.

Solicite a avaliação dos principais elementos

Você precisa avaliar alguns pontos específicos de seu evento. Confira algumas ideias:

  1. data, horário e local;
  2. limpeza e organização do espaço;
  3. segurança;
  4. divulgação;
  5. decoração;
  6. atrações principais;
  7. atrações secundárias;
  8. alimentação e bebidas;
  9. atendimento.

Pergunte se o participante indicaria o evento

Uma boa maneira de medir a satisfação é saber se o público presente indicaria o evento para outras pessoas, em um segundo momento. Assim, você identifica se ele realmente gostou e também se participaria da segunda edição.

Pesquise por formulários prontos

Você precisa listar os principais pontos que devem ser avaliados. Depois, pesquise na internet pelos formulários prontos. Eles ajudam a perceber se você se esqueceu de algum item importante, além, é claro, de dar novas e interessante ideias, fazendo com que você não perca horas trabalhando em cima de um questionário.

Mensure os resultados

Lembre-se de que o principal objetivo de fazer uma pesquisa de satisfação para eventos é coletar informações importantes e saber a percepção do público.

Assim, de nada vai adiantar você investir tempo se não souber mensurar os resultados, principalmente dando muita atenção para os pontos negativos. Por isso, faça a tabulação da pesquisa e avalie:

  1. pontos positivos;
  2. pontos negativos;
  3. oportunidades;
  4. ameaças.

Também é importante documentar tudo isso e inserir um plano de ação para o próximo (para não cometer os mesmos erros), com o objetivo de poder agradar ainda mais o seu público na próxima edição.

Fazer uma pesquisa de satisfação para eventos é importante para coletar a percepção do público. Assim, você sabe em que pontos acertou e errou e o que precisa ser melhorado para organizar a segunda edição.

Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn! Temos muitos conteúdos exclusivos que você vai adorar!