Ao planejar uma transmissão ao vivo, é preciso estar atento a questões técnicas, ao conteúdo e à interação com o público. Para garantir um bom resultado, em seguida, confira quatro dicas para colocar em prática.

1. Escolha bem a plataforma de transmissão ao vivo

A escolha de uma plataforma que comporte a quantidade de pessoas para qual quer transmitir evita que haja queda de rede ou travamento é um passo importante para entender como planejar uma transmissão ao vivo.

Pense em como seria ruim elaborar todo um planejamento, se programar e divulgar uma live e, na hora da transmissão, ela travar e cair diversas vezes, por exemplo. Isso impactaria diretamente na experiência do público e, consequentemente, em seu engajamento. Devido a isso, a escolha de uma boa plataforma para a transmissão ao vivo do seu conteúdo é essencial. 

Tanto para aqueles que preferem evitar dores de cabeça e melhorar consideravelmente o resultado, quanto os que não conseguem fazer sua transmissão ao vivo por falta de estrutura, equipamentos e plataforma, a solução pode ser procurar uma empresa especializada e terceirizar a responsabilidade técnica.

Nós da Ampère, por exemplo, nos preocupamos em sempre escolher uma plataforma segura e estável para fornecer estrutura tecnológica para sua transmissão ao vivo.

2. Atente-se aos direitos autorais

Essa dica vale principalmente para quem pretende salvar o conteúdo e disponibilizar em uma plataforma depois, como o Youtube. Porém, mesmo sendo apenas uma transmissão ao vivo, cuidado com conteúdo de terceiros.

Por exemplo: evite trilhas sonoras que não sejam de livre utilização. Ao utilizar músicas, sempre verifique alguns bancos com sons gratuitos.

Nunca use músicas sem autorização do artista, das gravadoras ou que não sejam de uso livre, sem direitos autorais, pois pode acarretar em problemas judiciais e prejuízos financeiros.

Para não correr o risco de perder toda a sua produção e seu planejamento, lembre-se de fazer isso anteriormente à transmissão!

3. Não esqueça de interagir com o público

A interação do apresentador com o público é um ponto crucial da transmissão, a fim de fazer com que a live tenha um tom pessoal.

As pessoas, em geral, gostam de interações, exemplo disso é o sucesso das redes sociais, que são pensadas para proporcionar novas formas dos usuários interagirem entre si. O mesmo acontece com uma transmissão ao vivo: quanto mais interação com o público, mais rica essa transmissão fica.

Assim sendo, sempre disponibilize um canal de chat para receber, ler e responder comentários dos espectadores ao vivo. Isso ajuda as pessoas ficarem mais interessadas no conteúdo, com vontade de participar e aparecer.

4. Analise os dados da sua transmissão ao vivo

Analisando os dados será possível metrificar estratégias de engajamento. Assim como um canal de vídeos online, as transmissões ao vivo podem gerar dados de consumo importantes para análise e, consequentemente, mostrar o que está dando certo e o que precisa ser melhorar para obter mais engajamento.

Um programa de gestão da transmissão ao vivo pode analisar alguns dados como: quantidade de usuários assistindo, picos de acessos simultâneos, dados da localização dos usuários e origem de acesso.

Verificando o momento dos picos de acessos simultâneos, por exemplo, é possível entender o que foi feito naquela hora para que as pessoas estivessem engajadas. Sabendo disso, é possível reproduzir as estratégias de sucesso do seu conteúdo.

A Ampère é especialista em audiovisual e transmissão de eventos online, presenciais e híbridos. Com equipe técnica experiente, entregamos soluções completas em luz, áudio e transmissão para o seu evento acontecer.


Conte-nos um pouco sobre seu evento, juntos buscaremos as melhores soluções para fazer seu evento entrar para a história! Para falar com nossa equipe, acesse aqui nossa aba de contato.

Artigo atualizado em 29/07/2024, às 18h.