Um adulto toma, em média, 35 mil decisões por dia. Essas escolhas estão diretamente relacionadas ao consumo e podem ser trabalhadas de forma estratégica pelo marketing a partir dos gatilhos mentais.

Ainda não sabe do que estamos falando ou quer conhecer mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar o que são gatilhos mentais e seus resultados, além de mostrar como eles podem ser usados em eventos. Confira e inspire-se!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são como estímulos que facilitam a tomada de decisão e as atitudes do nosso cérebro. Eles são ativados por meio dos cinco sentidos e influenciam diretamente os comportamentos de compra.

Saber como e quando usar esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão das empresas, mas, para isso, é preciso conhecer o seu funcionamento, identificando quais são as melhores formas de gerar resultados reais de marketing e vendas.

Como usar os gatilhos mentais de forma estratégica?

Agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais deve estar se perguntando como eles podem ser inseridos de forma estratégica no marketing do seu evento, não é mesmo? Para ajudá-lo com essa importante missão, listamos a seguir as principais dicas para colocá-los em prática.

Invista no gatilho de prova social

Você sabia que as pessoas tendem a ser influenciadas pelo comportamento da massa? Usar o gatilho de prova social é exatamente contar com esse fator a favor da sua estratégia.

Divulgue o número de pessoas que já realizaram uma determinada ação, por exemplo, que visitaram as edições anteriores do seu evento. Outra boa estratégia é contar com o depoimento de clientes satisfeitos.

Desperte a curiosidade

Sim, a maioria das pessoas é movida pela curiosidade e está disposta a fazer de tudo por ela. A fim de trabalhar com esse gatilho, é preciso saber o que é relevante para o seu público e encontrar caminhos para despertar o seu interesse.

Um segredo, uma revelação, um conteúdo exclusivo que eles só vão ter acesso participando de determinada atividade: tudo isso é capaz de despertar a curiosidade e estimular a ação.

Demonstre autoridade

Para usar esse gatilho é preciso posicionar o seu negócio como líder do mercado. Por isso, é necessário ter cuidado e planejar com atenção as ações. Todo o posicionamento trabalhado é importante para que o seu público realmente confie na marca e não se sinta enganado.

Crie senso de urgência

O gatilho da urgência limita o tempo de ação e, por isso, leva a uma tomada de decisão rápida e até mesmo mais inconsciente. Um bom exemplo desse formato é a Black Friday, que oferece descontos exclusivos para um dia específico de vendas.

Lance novidades

Quem não gosta de novidades, não é mesmo? O novo desperta a curiosidade, gera um senso de urgência e estimula a ação. Ou seja, são 3 gatilhos trabalhados de uma única vez.

Quanto mais novidades de valor você oferecer para o seu público, maior o encantamento com a sua marca.

Quais são os principais benefícios dos gatilhos mentais?

Quando bem implementados, os gatilhos mentais podem trazer benefícios para o seu evento, influenciando até mesmo seu sucesso ou fracasso. Mas, para isso, é importante que eles sejam trabalhos estrategicamente e levando em consideração o perfil e as necessidades do seu público.

Além disso, uma boa estratégia que use os gatilhos mentais pode aumentar a divulgação do seu evento, o número de participantes, a venda de ingressos e até mesmo o engajamento do público com as atividades. Vale a pena experimentar!

Ainda tem dúvidas sobre gatilhos mentais? Deixe um comentário no post!