Mesmo quem é experiente no ramo da organização de eventos, precisa estar sempre se renovando e descobrindo novas ferramentas para tornar a experiência de quem frequenta suas ações inesquecível.
Uma dessas possibilidades pode vir por meio do engajamento, ou seja, do interesse que o evento gera no seu público-alvo antes, durante e depois que ele acontece.
Para despertar esse sentimento, vamos apresentar 5 técnicas que vão surtir esse efeito. Com elas, você vai conhecer melhor o seu público, usar ferramentas tecnológicas, gerar curiosidade no alvo da ação, investir adequadamente em divulgação e colher a opinião dos visitantes.
Preparado para dar um passo à frente quando o assunto é organização de eventos? Então continue lendo este post!
1. Conheça seu público
Qualquer ação começa com um planejamento minucioso. Nessa etapa, vamos incluir também a pesquisa do seu público-alvo. Procure saber quem ele é, suas preferências, como se relaciona com o produto do seu evento e qual sua faixa-etária. Todos esses elementos ajudam a adaptar temáticas e abordagens e a tornar o evento mais interessante. Produzir conteúdo relevante e que seja de interesse da plateia é garantia de sucesso.
2. Gere curiosidade e engajamento
Agora que você já sabe para quem vai produzir, utilize essas informações para gerar curiosidade sobre sua ação. Comece a se comunicar com o seu público bem antes dos seus eventos acontecerem, principalmente pelas redes sociais.
Faça posts falando sobre a ação, antecipe alguma surpresa e gere certa expectativa sobre o que de fato vai ocorrer no dia do evento. Revele as informações aos poucos para estimular que as pessoas voltem outras vezes para a sua página. Fique de olho também no que estão falando sobre o seu produto, se estão felizes e se têm sugestões.
3. Invista em divulgação
Faça um plano de comunicação baseado no perfil do seu público-alvo. Monte um conteúdo que gere expectativa e deixe as pessoas ansiosas para o dia do evento.
Invista em redes sociais: produza um evento no Facebook e divulgue detalhes da preparação no stories do Instagram (inclua o link do post da ação no stories). Dependendo do evento, faça um live (ao vivo) mostrando a preparação ou a chegada de alguma personalidade. Tudo isso ajuda a aumentar o engajamento com o seu público.
Crie também hashtags para que sua ação seja conhecida por elas nas redes. Não se limite a apenas um modo de divulgação. Estude outras mídias e invista em cartazes, cupons de desconto e materiais de papelaria, como canetas, bloquinhos (que podem servir também como brinde) e pastas com a identidade visual do evento.
4. Tenha um aplicativo
Segundo pesquisa realizada App Annie — empresa que atua em perfomance mobile, os brasileiros passam 5,4 horas na web. Desse tempo, o Tik tok lidera o ranking dos aplicativos. Então, por que não investir em um aplicativo voltado para a sua empresa ou para um evento específico?
Com esse tipo de ferramenta, seu cliente vai receber notificações diárias sobre o evento, pode ampliar a interação entre os participantes, ter notícias em tempo real, compartilhar fotos, viralizar hashtags e oferecer uma conexão maior entre cliente e empresa.
5. Colha a opinião dos visitantes
Depois de obter um vasto material informativo sobre o público que foi ao seu evento, não é justo que tudo se perca assim. Mantenha contato com essas pessoas mesmo depois da ação para saber do que elas mais gostaram ou o que precisa melhorar. Faça uma pesquisa para colher informações sobre esses itens. Além de demonstrar cuidado, a manutenção desse banco de dados aprimora suas futuras ações de marketing e divulgação.
Como vimos, são ideias simples, que podem ser colocadas em prática facilmente, mas que dão um retorno rico e imediato. Com essas 5 técnicas, temos certeza de que o engajamento dos seus eventos vai aumentar e a repercussão da sua ação vai crescer.
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