Se você é um produtor de eventos ou trabalha na área, sabe que a divulgação é uma das etapas mais importantes do checklist. Isso porque, se você não souber como divulgar um evento, as pessoas não terão conhecimento sobre ele. Nesse caso, por exemplo, você pode projetar um seminário para 100 pessoas e aparecerem somente dez. Seria desastroso, você concorda?

Sabemos que muitas pessoas anunciam de forma errada, impossibilitando o sucesso do acontecimento. Por isso, preparamos este post com os 5 principais erros que não podem ocorrer na sua divulgação. Confira!

1. Não escolher o meio de divulgação correto

Escolher os meios de divulgação de seu evento é fundamental. Os principais deles são:

  1. blog;
  2. site;
  3. newsletter;
  4. cartaz;
  5. folder e flyer;
  6. jornais e revistas;
  7. mídias sociais.

Mas há dois erros mais comuns que você deve evitar:

  1. querer estar presente em todos os meios de comunicação;
  2. não ter planejamento de conteúdo.

Você não precisa e nem deve investir em todos os meios de divulgação. É importante escolher aqueles em que o seu público-alvo está inserido e investir em um planejamento de comunicação de qualidade.

2. Má qualidade das peças de divulgação

Sabe aquela velha história de que todo mundo sabe “mexer no photoshop”? Isso não é verdade! Se você quer transmitir credibilidade para o seu público, é essencial investir em uma boa qualidade das peças de divulgação. Então, contrate um designer profissional para criar a identidade visual e todas as peças gráficas, de acordo com os objetivos do evento.

3. Não consolidar a presença online

Os materiais impressos (flyer, banners, outdoors, cartões, folders e cartazes) são importantes para a divulgação. Contudo, muitas empresas investem apenas neles e não consolidam a sua presença online.

A internet é um excelente meio para divulgar o seu evento — atualmente, dificilmente encontramos uma pessoa que não tenha acesso a ela em seu celular. Por isso, conheça o seu público e invista nas mídias sociais em que eles estão presentes. Além disso, identifique o comportamento dele na web para criar maneiras de encantá-lo e engajá-lo com a sua marca.

4. Não acompanhar a efetividade da estratégia

Outro erro muito comum é apenas criar as estratégias e não saber mensurá-las. Por exemplo, se você enviou, durante um mês, quatro campanhas de newsletter, você precisa mensurar:

  1. quem foram os contatos que abriram;
  2. quais contatos se interessaram;
  3. quais contatos compartilharam;
  4. quantos deles se inscreveram no evento.

Esse levantamento é importante para saber se as suas campanhas estão corretas ou se é necessário alterá-las.

5. Não focar no público-alvo do evento

Conheça o seu público-alvo e a sua persona para criar conteúdo de qualidade e para que ele se interesse em comparecer ao seu evento. Criar estratégias aleatórias de comunicação não faz com que você atinja os seus resultados.

Por exemplo, se você cria um seminário para estudantes de Medicina, de nada vai adiantar divulgá-lo para estudantes de Comunicação! Por isso, conhecer o seu público-alvo e saber onde ele está presente é essencial para ter foco em suas atividades.

Além disso, lembre-se de revisar qualquer conteúdo antes de postá-lo porque erros de ortografia são decisivos para a credibilidade do seu evento. Outra dica é não saturar o público com informações aleatórias e desnecessárias — isso faz com que as pessoas marquem seu destinatário como spam e percam o interesse em acompanhar a sua marca.

Divulgar um evento é uma tarefa que exige planejamento estratégico para não cair nos principais erros que a maioria dos produtores comete. A divulgação é uma das principais ferramentas para o sucesso do seu trabalho.

Com este post, você conferiu os 5 principais erros ao divulgar um evento. Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!