Os eventos empresariais são importantes por diversos motivos: posicionar a marca no mercado, adquirir mais conhecimento sobre determinado assunto, trocar experiências ou vender produtos e serviços. Mas se engana quem pensa que eles são todos iguais. Existem diversos tipos de eventos empresariais que variam de acordo com o objetivo pretendido pela organização.
Todos eles são importantes para as empresas, seja qual for o seu formato. Contudo, cada evento possui uma especialidade diferente. Por isso, antes de mais nada, é preciso verificar quais são os objetivos da marca perante a ele para poder escolher o melhor investimento.
Você sabe quais são os tipos de eventos empresariais que mais se destacam no ambiente corporativo? Conheça agora mesmo os 6 principais lendo o nosso post completo!
1. Palestras
As palestras são os eventos mais conhecidos. Possuem como objetivo apresentar determinado assunto e, ao finalizar, há um espaço para perguntas e discussões com a participação da plateia.
2. Workshops
Os workshops também estão sendo cada vez mais aderidos pelas empresas. Esse tipo possui um formato muito parecido com um curso. Mas, ao invés de apenas chegar ao local e receber a informação, os participantes colocam a mão na massa, tornando o momento dinâmico e produtivo.
3. Conferências
As conferências são uma versão mais formal das palestras: existe um presidente de mesa que conduz a apresentação seguindo uma linha formal, e as perguntas dos participantes são feitas somente por escrito e devidamente identificadas.
4. Reuniões
As reuniões são realizadas em grupos que possibilitam a discussão sobre determinado assunto. O ideal é que todos os participantes possam se sentar frente a frente, para o diálogo fluir melhor.
5. Feiras
As feiras são eventos que reúnem diversas empresas que expõe os seus produto e serviços, e os participantes são convidados a conhecer o seu estande. Ao investir em feiras de negócios alinhadas ao segmento da sua empresa, diversos novos relacionamentos corporativos podem surgir e sua marca se tornará mais visível.
6. Seminário
Os seminários são eventos para desenvolver os conhecimentos por meio de instrutores muito especializados no assunto em pauta. Tem como objetivo trocar experiências e se aprofundar no tema em questão.
Regras gerais para todos os tipos de eventos empresariais
Independentemente de qual for o tipo do evento que sua empresa decide investir, existem algumas regras que são gerais. Elas possibilitam o seu sucesso e garantem uma boa interação dos convidados. Confira:
- verifique o material de apoio;
- contrate um bom coffee break;
- atente-se à estrutura do local;
- verifique o repertório do palestrante ou moderador;
- escolha temas de interesse do público;
- opte por brindes divertidos;
- analise a decoração e ambientação;
- organize o credenciamento online dos participantes;
- escolha o tipo de filmagem e cenografia;
- confira a sonorização e a iluminação do local.
Talvez o fator mais importante é contar com uma empresa especializada em serviços técnicos. Você já imaginou coordenar um congresso e, na hora do presidente falar, o microfone apresentar problemas? Seria um desastre, não é?
Por isso, o mais importante é verificar se todos os itens estão em perfeita sintonia com o evento. Essa tarefa é facilmente resolvida ao contratar uma empresa especializada.
Como você percebeu, são diversos os tipos de eventos empresariais. Todos eles são excelentes ferramentas de marketing para propagar a sua marca no mercado. Mas lembre-se de escolher o formato mais adequado aos objetivos da organização para que o seu evento seja muito bem sucedido.
Gostou do artigo? Que tal aproveitar o momento para nos seguir nas redes sociais? Assim, você recebe mais informações sobre eventos. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.