A convenção de vendas é uma aposta certeira para motivar o time comercial. Esse tipo de atividade costuma incentivar, orientar e atualizar o público interno das últimas novidades do mercado. Assim, a organização promove uma equipe engajada e focada na realização das metas.
No entanto, essa estratégia não pode ser usada de qualquer jeito: é necessário traçar estratégias para que os colaboradores saiam do evento convencidos de que podem fazer o seu melhor e produzir cada vez mais.
O artigo de hoje traz algumas orientações sobre como planejar e realizar uma convenção de vendas de sucesso. Continue a leitura e confira 8 dicas valiosas para o seu evento. Acompanhe!
1. Faça um planejamento adequado
Antes de mais nada, é necessário fazer o planejamento da sua convenção de vendas. Escolha a data, o local e o horário que o público possa estar presente sem interferir nas suas atividades. Não se esqueça da temática!
Para não errar no tema, conheça o perfil dos convidados. No decorrer da rotina de trabalho, invista nas pesquisas de dados. Você pode aplicar pequenos questionários para descobrir quais são os assuntos de interesse das equipes.
As avaliações de desempenho também são um ótimo recurso para que a empresa avalie os elementos que devem ser valorizados e melhorados, aumentando as chances de acertar no tema e nos cursos promovidos pelo evento.
Essas são atitudes importantes para que eles percebam que o evento está sendo preparado para atender às expectativas deles e que a organização está interessada no seu crescimento individual e coletivo.
A empresa também deve se organizar financeiramente para que o tiro não saia pela culatra. É preciso ter um orçamento concreto e respeitá-lo, do contrário, pode surtir efeito contrário.
2. Convide um bom palestrante
No tópico acima, falamos brevemente sobre a temática da equipe e os assuntos de interesse. Isso significa que a palestra precisa ser planejada de acordo com a realidade da empresa, para que a equipe possa renovar as suas energias e refletir sobre os assuntos que acontecem diariamente.
Convide um palestrante de fora e, de preferência, que seja referência para os seus colaboradores ou no segmento de atuação da empresa. Se o orçamento permitir, não tenha medo de errar ao contratar um palestrante famoso.
Em tempos tecnológicos, você pode até investir em um youtuber. O importante é escolher uma pessoa que tenha um bom currículo e que saiba integrar a motivação com o momento que a organização está enfrentando.
3. Valorize o que há de melhor no seu time
Por mais que a sua empresa esteja enfrentando um momento difícil ou que haja mais erros que acertos por parte dos vendedores, é necessário valorizar o que de melhor sua equipe tem a oferecer.
Somente apontar os erros não é um bom caminho motivacional e foge completamente dos objetivos propostos por uma convenção de vendas.
Elogie sempre! Encontre maneiras de mostrar o quanto o time é importante para a organização. Apresente também cases de sucesso do próprio negócio e de outras empresas renomadas, pois isso faz com que o time perceba que é possível chegar lá.
4. Promova maneiras de interagir com os convidados
A convenção de vendas costuma durar mais do que uma reunião comum. Por isso, se tiver apenas um palestrante falando durante um dia inteiro, isso se tornará muito cansativo.
Desse modo, durante os intervalos, promova jogos e dinâmicas para que haja mais integração e para que os colaboradores renovem as suas energias. Um coffee-break especial e caprichado ajuda a atingir esse objetivo.
Além disso, encontre maneiras do palestrante interagir com o público fazendo perguntas do seu dia a dia. Assim, eles podem contar as suas principais dificuldades e o grupo pode avaliar as possíveis soluções.
5. Contrate uma cenografia inesquecível
Cuidar da cenografia é fundamental para que a equipe note que foi feito um investimento naquele momento para tornar tudo especial para o seu aprendizado.
Microfone, telão e uma bons equipamentos de som são fundamentais, mas mais do que isso, é importante investir em uma iluminação e decoração arrebatadora. Para inovar, você pode investir no aluguel de totens, backdrops personalizados e optar por projetos de cenografia em 3d.
Caso a sua convenção seja divertida, possivelmente os colaboradores vão ficar animados em registrar selfies em frente ao backdrop e postar nas redes sociais. Isso melhora a imagem da empresa como contratante perante o mercado e, de quebra, ajuda na atração de novos talentos.
6. Adote uma política de recompensas
Uma boa opção para motivar os colaboradores a produzir cada vez mais é presentear aqueles que foram destaque em vendas em determinado período — mas o presente precisa ser inesquecível, como é o caso das viagens corporativas.
As metas podem ser divididas em diversas quantidades, seja em valores a serem alcançados, negócios fechados ou qualquer outra métrica condizente com a maneira de trabalho da empresa. Dessa forma, todos sentem que tem chances de ganhar e a tendência é que corram atrás dos prêmios.
Durante o treinamento, você pode conceder brindes na conclusão das atividades, para prender a atenção dos participantes e fazer com que realmente se integrem à ação promovida.
7. Faça um encerramento inesquecível
Aposte em um gran finale! O objetivo é que os colaboradores saiam da palestra engajados e motivados, convencidos de que podem se dedicar mais e fazer o melhor, certo?
Sendo assim, o final precisa ser estrategicamente preparado para empolgar! Uma música dançante com uma coreografia fácil e um show de luzes são uma ideia para que esse final aconteça com sucesso.
Nesse momento também pode acontecer o prêmio para quem alcançou a maior meta ou até mesmo ter a presença de um grande nome da música nacional. Empresas que tem um capital maior para investir nessas ações podem, ainda, convidar uma personalidade para anunciar a grande recompensa.
8. Dê uma atenção especial ao local do evento
Para que a sua convenção de vendas seja um sucesso e atinja a todos esses objetivos, se for realizada no próprio local de trabalho já tem grandes chances de perder metade da magia que deveria ter.
Para empolgar os colaboradores e realmente ser um diferencial, aposte em um lugar agradável e criativo. Você pode alugar o salão de eventos de um hotel, uma chácara ou um buffet.
Empresas mais ousadas chegam a investir finais de semana inteiros em treinamentos, levando o pessoal para acampar ou praticar várias atividades que estimulam a liderança e a competição saudável em um hotel fazenda, estâncias termais, parques aquáticos e outros centros de aventura.
Como você pôde perceber, a criatividade é um elemento fundamental para a promoção de um evento de alto impacto. E a sua realização é bastante vantajosa para que a empresa perceba resultados positivos e que estejam em constante crescimento.
Promover uma convenção de vendas é uma excelente maneira de motivar a sua equipe para focar em atingir as suas metas. Mais do que isso: ela renova as energias do time para que ele saia do evento com o sentimento de que pode crescer mais.
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