Ao criar um evento você precisa definir o público-alvo (faixa etária, localização geográfica, classe, sexo e outros), certo? No entanto, se você quer ter muito mais assertividade, é preciso compreender o que é uma persona e como ela contribui para a gestão do seu evento.
Persona é um personagem semifictício que representa o comprador ideal, ou seja, ela é baseada nos seus costumes, tradições, sonhos, medos, anseios, perspectivas e muito mais. Mapear as personas do seu evento é ter a certeza de criar uma comunicação efetiva que atraia, encante e fidelize o seu público.
Vamos aprender mais sobre o assunto? Então venha conosco!
Entenda o que é uma persona
Vamos a um exemplo prático: imagine que você quer criar um workshop sobre alimentação sem glúten para estudantes de nutrição. Portanto, o público-alvo do seu evento são estudantes de nutrição.
No entanto, para ter uma comunicação mais efetiva você precisa estudar mais a fundo o seu público. Veja um exemplo de persona para essa situação:
- Natália, 20 anos, estudante de nutrição. Natália tem uma vida muito corrida: costuma se dedicar muito aos estudos na parte da manhã e tarde, e no período da noite pratica academia. Ela é caseira e prefere se dedicar aos estudos a sair para uma balada e está presente no LinkedIn e Instagram.
Quando você estuda a sua persona, consegue identificar os seus objetivos e os seus problemas. A partir disso, você cria soluções que ajudem a melhorar e resolver todas as suas dores.
Saiba qual é a importância de mapear as personas do seu evento
Ao mapear as personas do seu evento, você consegue avaliar quais são as atrações mais importantes e tudo aquilo que é essencial ter no grande dia. Portanto, fica mais fácil e assertivo:
- determinar o tipo do evento;
- definir melhor as estratégias;
- conferir quais são os melhores brindes;
- avaliar quais são as melhores atrações;
- determinar o valor do ingresso;
- definir o tipo de conteúdo para atrair, converter e fidelizar;
- determinar a linguagem estratégica;
- gerar leads mais qualificados;
- acompanhar melhor a jornada de compra;
- conferir em quais canais deve ser feita e divulgação, por exemplo; e muito mais!
Aprenda a criar uma persona para o seu evento
Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios de criar uma persona para o seu evento, vamos conferir como criá-la? Em primeiro lugar, analise o perfil do seu público-alvo e escolha uma pessoa para representar a sua persona. Pense no seguinte:
- nome, idade, profissão;
- estado civil, se tem filhos;
- como é o seu dia a dia;
- quais são os seus objetivos;
- quais são as redes sociais que está presente;
- como costuma consumir informações;
- quais são as suas dores;
- como a minha empresa pode ajudar a resolver os problemas da minha persona?
Compreender o que é uma persona é fundamental para saber como criar uma para o seu evento. Além disso, as personas ajudam a nortear toda a comunicação estratégica e trazer mais resultados positivos para a sua empresa. Portanto, não hesite em estudar sobre o assunto e mapear as personas do seu evento, está bem?
Nesse post, você aprendeu o que é uma persona e qual a sua importância para os eventos. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e não perder nenhum material importante!
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