Para realizar uma transmissão ao vivo e ter resultados expressivos, alguns fatores básicos devem ser levados em conta. Sendo assim, seguindo as estratégias abaixo, sua transmissão atingirá um público e um engajamento maior. Vamos conferir?

Em 04 passos: como realizar uma transmissão ao vivo?

1. Captação de imagem e som de qualidade

Câmera

É possível fazer uma transmissão ao vivo com uma câmera de celular ou webcam, porém o resultado da transmissão pode apresentar baixa qualidade.

Se decidir investir em câmeras profissionais, por exemplo, opte por uma que tenha saída HDMI limpa (clean output), ou seja, que dê para visualizar o vídeo tanto na câmera quanto no computador. Uma câmera Full HD faz toda diferença na qualidade de imagem, garantindo o visual de sua transmissão ao vivo.

Lembre-se: de preferência, a imagem transmitida não pode conter informações técnicas como data, hora e o “REC”.

Mesa de Corte de Vídeo

Também conhecida como switcher ou mixer de vídeo, a mesa de corte de vídeo apenas será necessária se optar por utilizar mais de uma câmera, devido a movimentação de cenário, interação e mais alternativas de captação e exibição. O gerenciamento de ações como cortes secos, efeitos especiais e corte de áudio ocorrem por meio dela.

Vale ressaltar que existem softwares que simulam e cumprem a função da mesma, mas é preciso uma placa de captura que vai enviar o sinal para o software de encoding.

Iluminação

A iluminação é de extrema importância para captação clara da imagem, principalmente em vídeo. Técnicas de eliminação de sombras, iluminação de plano de fundo e de cenário melhoram a experiência do usuário.

Essa estratégia, juntamente com um visor, mostra como a imagem está sendo transmitida, ela te auxiliará a ver detalhes que poderiam passar despercebidos, como uma sujeira no dente, por exemplo.

Microfone

O microfone é um dos pontos mais importantes para uma boa transmissão ao vivo, garantindo clareza no áudio transmitido para o usuário.

Por isso, é crucial a escolha de um bom microfone, uma vez que a captação de som da câmera pode apresentar ruídos que atrapalham o resultado final. Portanto, nossa dica é: sempre faça testes com o vídeo antes de começar a transmitir para se certificar da qualidade de áudio.

A escolha do microfone depende muito do que se espera no resultado final. Por exemplo, para destacar a voz de uma pessoa, o ideal é usar o microfone de lapela ou o sorvete, pois captam o áudio de forma direcionada e minimizam as interferências externas.

2. Computador, internet e placa de captura

Internet

A internet é parte vital para que isso ocorra, isso porque, através dela, o sinal enviado aos servidores (na nuvem) indica para que eles cuidem da distribuição das imagens capturadas. Por isso, é necessária uma internet de qualidade que atenda às taxas de download (20 GB) e upload (20 GB dedicado).

É possível fazer uma transmissão até com internet 4G? Sim! Porém esse tipo de conexão está sujeito a instabilidades.

Placa de captura

Uma boa placa de captura faz toda diferença para a transmissão ao vivo, pois é justamente ela que efetua a transferência da imagem e som da câmera / VCR para o computador.

Antigamente, era necessário um cabo FireWire para conectar câmeras digitais ao computador. Mas hoje em dia, as câmeras com saída HDMI, RCA ou SDI, permitem conexão à placa de captura diretamente no computador, por meio de um USB 3.0 ou um Thunderbolt.

Lembrando que, caso seu computador não possua placa de captura nativa, você poderá utilizar placas externas, que são plugadas na câmera e no computador por meio da mesma entrada FireWire ou cabos HDMI.

3. Encoding e Broadcasting

Para que seu computador seja capaz de fazer transmissões ao vivo, são necessários dois processos: encoding e broadcasting. Confira abaixo:

Encoding

O encoding transforma o formato do sinal para um que se adeque à transmissão na web. Já que, quando a imagem é capturada pela câmera, o sinal é bruto.

Há diversos programas que realizam essa função, como o Adobe Flash Media Live Encoder. Este programa recebe o sinal da placa de captura, transforma o formato do vídeo original e envia o sinal já pronto para os servidores de streaming que vão fazer o conteúdo tocar no player.

Broadcasting

Para a conclusão da transmissão ao vivo, é preciso que o sinal, depois de pronto, seja transmitido via internet. Ou seja, que servidores de streaming façam a distribuição do conteúdo. Este ponto é de extrema importância para a sua transmissão.

Por isso, escolher uma plataforma ou uma empresa especializada e com tecnologia de ponta faz toda diferença.

4. Destino da transmissão ao vivo

Por último, para realizar uma transmissão ao vivo é necessário colocar a chave de transmissão gerada pelo software de encoder no destino onde será realizada a transmissão. Independentemente se a transmissão acontecerá no seu site, em um hotsite ou até mesmo nas redes sociais.

O software indicado no tópico acima possibilita o compartilhamento por meio da função social sharing (compartilhamento social), potencializando o alcance da transmissão e permitindo o compartilhamento via Facebook e Twitter, por exemplo, além de copiar o link e/ou o embed.

Nós da Ampère oferecemos toda estrutura e tecnologia necessária para a realização de uma transmissão de sucesso. Realizamos testes antes do dia oficial em que o evento será transmitido, evitando imprevistos, além de pensar em cada detalhe da transmissão e dos bastidores.

Quer tirar dúvidas sobre como melhorar sua transmissão ao vivo? Entre em contato com um de nossos especialistas, podemos te ajudar!

Artigo atualizado em 29/07/2024, às 18h.