A transmissão online sempre teve a sua importância na internet, principalmente, com a popularização da internet banda larga e do acesso à internet móvel em smartphones e tablets.

Muito utilizada por canais no YouTube para gerar popularidade, a transmissão ao vivo ou “live” ganhou nova relevância durante a pandemia de 2020 do coronavírus servindo para a veiculação de shows, entrevistas, enquetes, bate-papos e demais formas de interação durante o isolamento social.

Esse método de transmissão também é bastante oportuno para a realização de eventos culturais e de lançamento de produtos para manter o público e as marcas bem posicionadas.

Como fazer uma boa transmissão online?

Inicialmente, o usuário que pretende fazer uma transmissão ou compartilhar uma live com alguém precisa ter bons equipamentos básicos para acessar a internet e transmitir a imagem.

Mesmo que a empresa não tenha as melhores câmeras digitais profissionais em mãos, mesmo que elas sejam indicadas para filmar planos com maior profundidade e equilibrar a luz, a empresa e o empreendedor pode utilizar a câmera de um smartphone, tablet ou até mesmo uma webcam com qualidade acima de 720 pixels para gravar ou realizar a transmissão.

Caso a transmissão seja feita através de um computador de mesa ou laptop é importante que a velocidade média esteja acima dos 30 megabytes. No caso de uma transmissão feita via celular, é importante aproveitar o sinal de uma internet fixa através do roteador ou usar uma boa conexão 4.5G.

O cenário dependerá do assunto da transmissão online, podendo ser realizada a partir da sala de casa ou da empresa, por exemplo, ou numa área aberta como quintal, sacada ou janela.

Qual plataforma usar?

Geralmente, as plataformas mais populares para geração e transmissão de live são o Facebook, o YouTube e o Instagram.

Muita gente pergunta pelo aplicativo “TikTok”, esse aplicativo é usado para postagem de vídeos muito curtos para gerar interatividade, humor e expressar comportamento, e tem a opção de live também!

Mas, para apresentar opiniões, produtos, dicas, agendamento de eventos, shows e até um bate-papo as ferramentas mais usadas são o Facebook, o YouTube e o Instagram.

O formato

O formato do quadro do vídeo dependerá da proporção real da câmera do celular ou da webcam. Lembramos que, quanto maior a qualidade da câmera, mais forte deve ser a velocidade da internet, principalmente, no caso de uma webcam digital instalada num PC.

Atualmente, o YouTube trabalha muito como formato 1920×1080 referente ao formato Full HD encontrando também em webcam mais acessível da marca LogiTec ou em câmeras digitais mais completas da marca Blackmagic ou Sony.

O microfone

Muitas vezes a câmera pode ser boa, a internet pode ser veloz, mas o microfone embutido na câmera não capta a voz corretamente, gerando a necessidade de uso de microfones para não perder a transmissão da voz. Porém, em casos de transmissão via celular o microfone do smartphone capta bem o som do usuário e tem várias opções no mercado de microfones para smartphones!

Conclusão

Realizar lives e apresentação de eventos através de transmissão via internet é uma nova e forte tendência que requer cuidados e muita dedicação.

Você não pode confiar o sucesso do seu evento com transmissões amadoras e de baixa qualidade, portanto, fale agora com um de nossos especialistas em transmissão online e descubra como produzir um evento inesquecível para o seu negócio!