Elaborar encontros corporativos é uma excelente forma de fortalecer a imagem da empresa e criar uma relação mais próxima com clientes, parceiros e colaboradores. No entanto, para garantir bons resultados com ações de branding para eventos, é preciso se dedicar e ter consciência de que esse processo demanda planejamento estratégico.
Pesquisa de fornecedores, otimização de custos e contratações são só parte do trabalho. Além disso, é importante investir em boas estratégias de branding para eventos, possibilitando que a empresa seja sempre lembrada pelos convidados.
Quer saber como criar um planejamento eficaz e garantir que o evento fique com a cara do seu negócio? Listamos, a seguir, algumas dicas importantes para tornar o dia memorável.
1. Ações de branding para eventos precisam estar alinhadas às estratégias da empresa
Esse é o primeiro passo para criar uma estratégia consistente. Conheça e estude o plano de branding da empresa para entender qual imagem ela deseja fixar na mente de seus clientes e parceiros.
A partir do conceito, é possível preparar um evento que gere novas experiências aos convidados. O objetivo é permitir que vivenciem de perto essa cultura e sintam-se parte importante da organização.
2. Conheça o público-alvo do evento
Assim como em qualquer estratégia de marketing, os eventos também precisam ter seu público-alvo bem definido. Determine se a programação se voltará para colaboradores, stakeholders ou consumidores e quais ações geram valor para cada tipo de público.
Procure, também, informações sobre comportamento, média de idade e interesses dos participantes. Assim, você pode encontrar pontos em comum e gerar experiências verdadeiramente marcantes.
3. Branding para eventos precisa contar com uma identidade visual consistente
Esse é outro fator com potencial para fortalecer a organização. Crie uma identidade própria e única para o evento, mas mantenha-se próximo dos pilares visuais da marca e tente transmitir seus valores com elementos que criem uma conexão fácil de assimilar.
É importante que todos os elementos visuais que o convidado observa no local e nas peças de divulgação conversem com ele usando o mesmo tom de voz da marca. Por isso, é preciso criar não só uma identidade, mas também uma comunicação coerente.
4. Distribua brindes
Essa ainda é uma estratégia que dá certo, afinal, as pessoas adoram ser mimadas e sentem-se valorizadas. Por isso, a distribuição de brindes é uma boa forma de prolongar o impacto da experiência e fortalecer não só o evento, mas também a marca.
Na hora de escolher os brindes que serão entregues, pense em itens criativos e úteis para o perfil dos participantes. Isso porque, quanto mais eles forem utilizados, mais você e sua marca serão lembrados.
É fundamental planejar com cuidado todas as ações de branding para eventos, de modo a criar experiências memoráveis e fortalecer, cada dia mais, sua empresa. Para medir seus resultados, procure colher feedbacks dos participantes na saída ou após alguns dias. Assim, você consegue entender melhor quais são os pontos a aprimorar e ter novas ideias para futuros encontros.
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Artigo atualizado em 11/08/2024, às 19h