Hoje em dia, o que realmente diferencia uma empresa de suas concorrentes são os colaboradores: a integração da equipe, o desenvolvimento de soluções inovadoras, entre outros. Por isso, é essencial que você saiba o que é endomarketing.

Afinal, essa estratégia revela-se relevante na hora de reduzir o índice de turnover (que mensura a rotatividade de funcionários) e atrair grandes talentos para o seu negócio. Quer saber como?

Então, acompanhe o texto para entender esse tipo de marketing e qual sua relação com eventos corporativos! Vamos lá!

O que é endomarketing?

Enquanto o marketing tradicional é focado em estratégias para o público final, o endomarketing promove ações internas para trabalhar o marketing institucional. Assim, seu intuito é atingir os colaboradores da empresa e, dessa forma, persuadi-los.

Para isso, são utilizados alguns dos conceitos de marketing, aliados à administração e, principalmente, à gestão de recursos humanos. O intuito é mudar positivamente a percepção da equipe a respeito da empresa. Por esse motivo, muitas vezes, o endomarketing também é conhecido como “marketing interno”.

Ao atingir esse público, há uma melhora na comunicação entre setores, promovendo a integração e o engajamento.

Por que fazer endomarketing?

Como citado, o endomarketing auxilia a retenção de talentos, o que impacta diretamente os gastos com seleção e treinamento, além de aumentar o rendimento dos atuais colaboradores. Confira outras razões para desenvolver essa estratégia:

  1. melhora o clima organizacional;
  2. otimiza a produtividade;
  3. motiva os funcionários, consequentemente, diminuindo a rotatividade;
  4. promove o bem-estar.

Como eventos corporativos podem se tornar uma estratégia?

Ao preparar um evento corporativo, a empresa demonstra valorizar seus colaboradores. Consequentemente, eles se sentem mais motivados com o próprio trabalho. Além disso, há grandes chances de promover integração entre setores distintos, que não mantêm muito contato no dia a dia.

Portanto, independentemente do tamanho de sua empresa, planejar eventos voltados para o público interno, incluindo stakeholders, mostra-se bastante interessante. Dependendo do objetivo principal, pode-se apostar em formatos variados. A seguir, detalhamos os principais. Veja!

Palestras e workshops

Quando falamos em eventos, automaticamente, associamos a confraternizações. No entanto, também é tarefa do endomarketing promover o crescimento profissional de seus colaboradores. Para esse intuito, é possível realizar palestras ou workshops voltados para a equipe.

Os temas dessa iniciativa podem tanto ser relacionados ao segmento de atuação do seu negócio quanto a assuntos gerais. É interessante incentivar projetos pessoais e o desenvolvimento das chamadas soft skills — características que podem ajudar no dia a dia — por meio de alguns temas, como empreendedorismo e liderança, por exemplo.

Confraternizações

Uma empresa que sabe o que é endomarketing e como trabalhá-lo, certamente, não deixará passar uma oportunidade para preparar confraternizações. O motivo pode ser desde uma festa de fim de ano até a comemoração do alcance de metas pelas quais todos trabalharam em conjunto.

Assim, ela demonstra entender a necessidade de os colaboradores se divertirem, principalmente quando merecido. Isso valoriza o trabalho árduo, deixando a equipe mais motivada.

Engana-se quem pensa que, nesses casos, são necessárias grandes festas. Dependendo do orçamento disponível, pode-se organizar um happy hour mais simples ou um almoço especial.

Eventos para promover a integração

Gincanas e competições esportivas criam o ambiente ideal para promover a integração entre os setores, principalmente se organizadas de modo a dividir times aleatoriamente, ou seja, juntando pessoas que, antes, não teriam muito contato.

Esse tipo de evento permite que seus colaboradores desenvolvam laços de confiança e respeito entre si, o que melhora a comunicação interna.

A dica, aqui, é entender quais são os interesses de sua equipe para encontrar atividades que sejam do gosto da maioria. Alguns exemplos bastante efetivos são jogos de futebol, competições de videogame ou, até mesmo, atividades, como o Escape 60, em que os participantes são incentivados a resolver enigmas em conjunto para escaparem de salas temáticas em até 60 minutos.

Agora que você entende o que é endomarketing e como ele pode melhorar a produtividade e a integração de seus colaboradores, consegue também planejar eventos corporativos de acordo com seus principais objetivos.

Tendo o formato definido, chega a hora do planejamento! Caso queira aprofundar-se no assunto, aprenda também a elaborar um cronograma para eventos com nosso próximo texto. Boa leitura!

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