Saber como organizar uma convenção de vendas é fundamental para que a estratégia seja um sucesso! Os principais objetivos desse tipo de evento é manter a equipe motivada, alinhar estratégias, analisar os resultados anteriores, promovendo a interação e a troca de ideias entre a empresa e os participantes, a fim de estabelecer novas metas para o futuro.

Quando há falhas em sua organização, torna-se praticamente impossível atingir os resultados esperados, fazendo com que o investimento seja resumindo ao desperdício de recursos sem necessidade.

Para garantir que a estratégia seja um sucesso e os participantes fiquem interessados em participar das próximas edições, confira aqui os erros mais comuns no preparo dessas convenções que devem ser evitados!

Conteúdos irrelevantes

Espera-se que um profissional, que saiba como organizar uma convenção de vendas, consiga compor uma programação de palestras relevantes para os convidados. No entanto, nem sempre isso acontece.

Alguns organizadores se deixam levar por nomes famosos no mundo das palestras e acabam convidando palestrantes que, apesar de serem ótimos profissionais, não trabalham com o conteúdo adequado para o tipo de público que estará presente na ocasião.

É preciso fazer escolhas adequadas à temática, aos horários em que cada palestra vai acontecer e ao público-alvo do evento.

Divulgar em cima da hora

Divulgar qualquer evento com antecedência é fundamental para que os participantes consigam se programar e marcar presença na ocasião.

No caso das convenções de vendas, mesmo que patrocinadas pela empresa, é necessário manter-se atento a esse prazo.

Se um dos objetivos é compor uma equipe motivada, anunciar a oportunidade em cima da hora pode fazer com que muitos inscritos tenham que mudar seus planos para participar e gerar insatisfação antes mesmo do evento acontecer.

Deixar de colher um feedback

As políticas de feedback são essenciais para potencializar o que agradou aos participantes e corrigir as falhas.

Eles podem ser colhidos na forma de um questionário, incentivados por um sorteio, por meio do preenchimento de uma folha ou utilizando ferramentas inovadoras, como aplicativos voltados ao evento.

Toda informação dessa natureza deve ser analisada com cautela, para que o evento surpreenda de maneira positiva a cada edição.

Não pensar no que pode dar errado

Muitas empresas que organizam eventos pecam em subestimar os possíveis imprevistos que podem acontecer. Possíveis atrasos de fornecedores, problemas no equipamento de som e na internet ou, até mesmo, um grande temporal que possa atrasar a chegada de algum palestrante, ou o acesso ao evento precisam ser considerados.

Situações que fogem do nosso controle podem ser contornadas, se para cada possível problema a organização tiver um plano B.

A elaboração pode ser feita de maneira bem simples! Basta listar o que pode dar errado e as atitudes que podem solucionar essas questões, sem prejudicar a convenção.

Organizar uma convenção de vendas de sucesso é uma ação que está, diretamente, alinhada à capacidade dos gestores em eventos elaborar um cronograma bem estruturado, sem esquecer das ações preventivas para que tudo dê certo.

Agora que você já sabe como organizar uma convenção de vendas, confira nossas dicas para atingir todos os objetivos esperados!

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