Branding é o conjunto de tarefas estratégicas que a empresa elabora para criar uma gestão de marca. Ele é fundamental para o sucesso de uma organização porque permite que o seu produto, assim como o seu serviço, seja reconhecido pelo público. Por sua vez, o brand de eventos não é diferente: é um recurso interessante para quem pensa em promover — como o nome sugere — sua marca em um evento.

Nesse sentido, podemos afirmar que é o conjunto de ações a serem tomadas para que os participantes associem o evento com a sua marca. Um exemplo é quando você promove uma experiência única com determinada atração ou recurso, como o videomapping.

Em suma, consolidar a sua marca no mercado traz diversos benefícios para a sua empresa. Quer saber como o brand pode beneficiá-la? Continue lendo.

Veja o que é brand experience e qual é a sua importância

Não é nenhuma novidade que os seus clientes precisam identicar vantagens de investir na sua organização, e não na concorrência. Isso signica que não adianta você ter o melhor produto ou serviço se não souber utilizar as estratégias de marketing para mostrar isso aos seus consumidores.

No cenário de eventos, ao fazer um planejamento, o primeiro passo é criar um acontecimento do qual o seu público tenha interesse em participar. Por isso, é essencial conhecer o perfil dos seus consumidores, como:

  1. redes sociais de que participam;
  2. comportamento no ambiente on-line;
  3. expectativa em relação a eventos;
  4. eventos de que participaram e gostaram;
  5. objetivos ao participar de um evento.

Na sequência, você mapeia as estratégias para proporcionar a melhor experiência — conhecer o seu público é o melhor caminho para impressioná-lo.

Entenda como essa estratégia funciona

Quando você investe no brand de eventos, para que a sua estratégia dê certo você precisa caprichar, principalmente, nos elementos visuais e auditivos.

Imagine que você esteja organizando uma palestra corporativa e os seus participantes esperam um evento comum: uma sala, um palco, um microfone, um palestrante e um datashow com uma simples apresentação em Power Point.

Contudo, quando chegam ao evento, percebem que existe uma eficiente estrutura de sonorização e iluminação, mas, no lugar da palestra, é feito um videomapping. Certamente eles se surpreendem, concorda?

Confira os benefícios do brand de eventos

Para você entender melhor como o brand de eventos torna a sua marca mais conhecida, confira alguns dos seus benefícios:

  1. atrai e fideliza os seus clientes;
  2. possibilita mais lucros;
  3. faz com que as empresas queiram ser patrocinadoras e apoiadoras;
  4. melhora a eficácia da comunicação;
  5. consolida a imagem da sua empresa no mercado.

Os eventos realmente são uma ótima oportunidade de fortalecer a marca, um dos principais objetivos do branding, diga-se de passagem.

A preferência de um público por determinada empresa, seus produtos ou serviços prestados depende das ações realizadas para chamar a atenção desses consumidores.

Nesse sentido, os eventos oferecem a oportunidade de apresentar o negócio e permitir que as pessoas interajam com eles, criando uma percepção de marca bem-sucedida para os clientes.

Saiba como definir uma estratégia eficiente de brand experience

Para proporcionar o brand experience ao seu público, você pode começar com uma simples conversa nas redes sociais e investir no marketing de conteúdo para publicar e impulsionar conteúdos estratégicos e de interesse dessas pessoas.

Aproveite e abuse das ferramentas de interação com a sua marca, criando:

  1. promoções;
  2. jogos;
  3. brincadeiras;
  4. memes;
  5. conteúdos virais.

As mídias sociais são o início do encantamento do público. Por meio delas, você faz com que esse público associe o seu evento com diversão, entretenimento, criatividade e inteligência.

Seguindo a mesma linha de pensamento, esse espírito precisa continuar no seu evento. Dessa forma, invista em inovações para que o público sinta-se encantado com todos os detalhes:

  1. cenografia;
  2. sonorização e iluminação;
  3. equipe de trabalho;
  4. estrutura;
  5. videomapping;
  6. material de apoio;
  7. credenciamento.

Por isso, contar com profissionais experientes nesse tipo de trabalho pode ser o diferencial para adiantar o processo de consolidação da marca com resultados efetivos.

Confira as estratégias de brand de eventos

Agora que você já sabe tudo sobre o brand chegou a hora de conferir cinco estratégias que podem ser aplicadas no seu evento! Conheça:

1. Mantenha o brand de eventos alinhado com a empresa

Quando o brand está perfeitamente alinhado entre o evento e o negócio, certamente a projeção e a fixação da marca na mente do público serão um sucesso. Conhecer profundamente o plano de branding da empresa promove uma gestão única e valorosa.

Os eventos corporativos devem ser encarados de acordo com o que realmente são: ações estratégicas da empresa. Assim, devem ser pensados e organizados para que sejam atingidos os objetivos da organização. Dessa forma, linguagem e identidade visual devem estar operando em conjunto.

Contudo, é preciso atenção nessa etapa: embora as imagens devam estar em sintonia, o evento precisa manter uma identidade única, ao mesmo tempo que precisa estar em total acordo com a marca.

2. Conheça o público-alvo

No mundo do marketing e dos eventos, é praticamente impossível delinear uma estratégia de sucesso sem conhecer o público-alvo.

Aqui, é necessário entender o perfil dos participantes. Média de idade e estilo de vida são elementos básicos de que se deve ter conhecimento, aumentando as chances de escolher uma boa programação e criar um conceito que caia nas graças dessas pessoas.

Se o evento for destinado a um público mesclado, como os colaboradores de uma empresa, o ideal é investir nas características em comum dessas pessoas.

3. Saiba como utilizar a identidade visual

Você já aprendeu que o brand de eventos deve estar alinhado com a marca, certo? Ao iniciar a organização de um evento empresarial, é preciso saber como utilizar a identidade visual a favor da apresentação.

Combinação de cores, símbolos, fontes, imagens e os pilares da identidade visual devem ser respeitados e utilizados com criatividade e inteligência, tanto nos materiais impressos como na decoração.

4. Peça um feedback ao público

Após o evento ser realizado, a melhor forma de medir o resultado da sua ação é investigar com o público as impressões sobre o ocorrido. O feedback funciona como uma poderosa fonte de informações que agrega valor às suas próximas produções.

As informações devem ser coletadas de acordo com o formato do seu evento, e a tecnologia pode ser uma incrível aliada nesse processo, por meio de um aplicativo. O participante consegue receber informações antes e durante a realização e, ao final, garantir um retorno da experiência com poucos cliques.

Entretanto, nada impede de ser usado um formulário tradicional e, como forma de motivação, você pode aproveitar a ocasião para oferecer um brinde aos que entregam o questionário preenchido.

5. Mantenha presença on-line e off-line

A criação de materiais promocionais exclusivos é essencial para deixar os clientes e colaboradores a par das atividades da empresa.

Camisetas, materiais de escritório, garrafas ecológicas, canecas e copos permitem que a marca seja vista nas situações mais inusitadas, introduzindo-a sem necessitar de maiores apresentações.

Usar uma hashtag nessas estampas, que diga respeito ao evento, pode despertar a curiosidade das pessoas e motivá-las a utilizar nas suas postagens. Dessa forma, tanto o evento quanto a empresa serão visualizados com mais facilidade.

6. Contrate uma empresa especializada

Verdade seja dita: organizar um evento requer tempo e disposição para que nenhum detalhe fique de fora. É necessário atender a questões do branding, contratação de fornecedores, equipe de apoio, questões logísticas, financeiras e apoio técnico. Tantos elementos podem sobrecarregar as equipes e deixar que alguns detalhes passem despercebidos.

Contratar uma empresa especializada para cuidar de algumas questões pode ser uma boa solução. Você pode investir nessa contratação para cuidar somente da parte técnica — como áudio e iluminação —, que necessita ser realizada por quem entende do assunto.

Dessa forma, otimiza o trabalho da organização, reduzindo custos e liberando os colaboradores para que atuem com mais eficiência nos assuntos em que realmente têm domínio.

Como você pôde ver, o brand de eventos é uma maneira de consolidar a sua marca no mercado e sair na frente da concorrência. Isso ocorre porque ele agrega valor, assim como aumenta a confiabilidade, atrai e fideliza os seus participantes. Para isso, é preciso entender como essa estratégia funciona e que é sempre necessário contar com uma equipe para inovar e criar uma experiência única em seu público-alvo.

O nosso artigo foi útil para você? Fique por dentro das próximas atualizações e arrase nos eventos corporativos! Estamos no YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn. Até breve!