Engajar público em eventos online significa gerar interesse nas pessoas e produzir um bom relacionamento entre a marca e o público que irá assistir às transmissões do evento.

Lembramos que, para um evento ter sucesso e gerar público, é preciso bom planejamento, boa organização, temas de interesse e divulgação estratégica, por exemplo.

A transmissão online de um evento atrai mais público e torna-se mais popular entre diferentes públicos. Primeiramente, é importante atrair o interesse e a curiosidade das pessoas com positiva geração de experiência e oferta de experiências.

Engajar o público em eventos online

Imagine uma palestra (webnário) sobre emagrecimento, um aulão ao vivo para o ENEM e uma entrevista veiculada em diferentes redes sociais sobre mercado de trabalho. Estamos falando de diferentes tipos de eventos que envolvem um grande número de pessoas na internet.

E por quê? Pois são temas e ideias de eventos que atraem o interesse e servem como solução de problemas de muitas pessoas. Então, atingir e resolver o que o público precisa também gera grande engajamento dos participantes. 

A linguagem certa

Depois que identificar o público e a temática certa para atrair audiência para a transmissão do evento online, é importante usar a linguagem certa para o seu público.

Para realizar um aulão coletivo na internet é importante evitar gírias, ainda mais se for uma aula de redação e língua portuguesa.

Para falar sobre emagrecimento e seus produtos, por exemplo, é importante evitar termos pejorativos e preconceituosos como “gordo”, “gordão engraçado”, entre outros que podem assustar ou afastar as pessoas.

Por outro lado, a linguagem deve ser criativa e chamativa para o  evento. Adequar a linguagem é muito importante para atender às expectativas do público-alvo.

Planejamento de público

A fim de acertar na determinação de público e na linguagem, é fundamental fazer um bom planejamento de público seguindo os seguintes tópicos:

  • Faixa etária do público;
  • Renda média;
  • Região geográfica ;
  • Quais são as redes sociais mais usadas pelo público;
  • Assuntos de interesses;
  • Relação de problema e solução que apresentam.

O marketing para engajar o público em eventos online

Antes mesmo da realização do evento online, é indicado se ocupar com o projeto de marketing e publicidade.

É recomendado produzir vídeos, atualizar o blog oficial do evento, fazer postagens no Facebook e Instagram, entre outras ações para reforçar a presença da marca e do evento.

Para gerar engajamento, é fundamental investir bastante em divulgação e, além da realização de conteúdos prévios, o envio de mensagens via e-mail e WhatsApp também são boas dicas.

Conclusão

Portanto, existem vários caminhos para identificar o público e engajá-lo de diferentes formas. Apresentar vídeos curtos com prévias de eventos anteriores e oferecer material textual com artigos e até mesmo um e-book sobre a temática do evento também são iniciativas válidas.

O importante é envolver o público e mantê-lo sempre informado sobre as temáticas e objetivos de cada evento.

Artigo atualizado em 29/07/2024, às 18h.