Atualmente, o mundo está imerso em lives e transmissões ao vivo! Em tempos de isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, essas alternativas acabam sendo mais eficazes e precisas para nos aproximarmos, por isso, conheça quatro tipos de eventos online.
Esse momento não poderia ser mais oportuno para tirar aquele projeto de digitalização da sua empresa do papel. Mais do que nunca, agora é preciso manter seu cliente engajado e com uma lembrança positiva da sua marca.
Os eventos continuam sendo técnicas eficazes de engajamento, ainda mais agora que as pessoas estão dentro de casa.
Vale lembrar que um evento online é diferente de uma live em que o apresentador está sentado atrás de um computador.
Quais são as vantagens de eventos online?
O formato online é um grande propulsor que ajuda a expandir o alcance da sua marca e/ou evento. Isso ocorre porque ele conecta milhares de pessoas de diferentes localizações em tempo real. Há diversas vantagens de produzir um evento online, dentre elas estão:
Redução de custo
Você não precisa alugar um espaço para receber o público, basta se concentrar em uma boa transmissão ao vivo. Sem contar a economia de estrutura, credenciamento, segurança, viagens e fornecedores.
Grande alcance
Poder se conectar em tempo real com qualquer pessoa com acesso a internet, independente da sua localização.
Interação e Engajamento
Interagir, tirar dúvidas e gerar valor no decorrer do evento online. Mas vale ressaltar que a principal diferença entre produzir uma transmissão sozinho em casa e contratar uma empresa especializada para produzi-la é a estrutura.
Existe muita diferença entre apresentar uma live com um celular apoiado e apresentar uma live com toda uma estrutura. Por exemplo: o cenário, a iluminação, microfones, câmeras de qualidade e um diretor de corte em tempo real.
Lembrando que a espera do público por qualidade é muito maior em transmissões e lives feitas por empresas do que por pessoas físicas.
Veja alguns tipos de eventos online
1. Cursos e Workshops
Diversas empresas e instituições de ensino que ministram cursos presenciais ainda não possuem estrutura completa para migrar para a plataforma online. A ideia de migrar a aula presencial para a plataforma online precisa ser estratégica, para que não haja perda de qualidade.
É preciso entregar o conteúdo de forma criativa e interagir com os participantes, mesmo que não seja de forma presencial. Deve-se responder dúvidas e propor desafios em tempo real, bem como exercícios.
Cursos e workshops online são um dos tipos de eventos online e oferecem mais flexibilidade e comodidade aos participantes, já que eles podem assistir às aulas onde e como quiserem. Além disso, também garantem vantagens para o organizador, já que ele não depende de uma grande infraestrutura física para a realização.
Ao montar o seu curso e workshop, é importante ter em mente que o aluno pode perder o foco e se distrair facilmente, por não ser presencial. Por isso, pense em maneiras e formatos criativos para transmitir seu conteúdo. Uma dica importante é ministrar a aula em pé e desenhar no quadro.
2. Seminários como eventos online
Assim como os cursos e workshops, os seminários são eventos de caráter educacional e com intuito de agregar conhecimento, expondo e debatendo ideias sobre um determinado tema.
O mais importante nos seminários são as palestras, porém é necessário pensar em palestrantes e temas, além de elaborar maneiras de atrair o público e prender sua atenção.
Para isso, é preciso encontrar uma ferramenta que comporte o seu evento online, assim como um moderador para organizar o debate. A organização deve ser precisa para que o palestrante faça a sua apresentação e ofereça um espaço para perguntas e discussões.
Nesse tipo de evento, um diretor de cortes e um moderador, assim como o cenário chamativo, fazem toda diferença.
3. Conferências e Palestras
Depois de entender que o alcance gerado pela internet era maior e gerava mais interesse nas pessoas verem pessoalmente, boa parte dos palestrantes disponibilizam algumas de suas palestras gravadas com objetivo de atrair mais público e ganhar mais visibilidade.
Assim como os seminários, na organização de uma palestra ou conferência é necessário pensar nos palestrantes, na programação e no conteúdo das apresentações. A diferença é que nesse formato de evento, você oferece a possibilidade das pessoas participarem remotamente.
Organize a programação de forma que todos os palestrantes saibam quanto tempo têm pra falar, deixando os 10 minutos finais para perguntas. Roteirize a apresentação e a ordem dos temas apresentados e conte com uma equipe de apoio para evitar imprevistos indesejáveis.
4. Meetups
Os meetups são encontros presenciais realizados com o objetivo de estimular o networking. E essa troca de conhecimento entre os profissionais de uma determinada área também pode ser migrada para a plataforma online.
Sua vantagem ainda continua sendo a praticidade de se comunicar à distância e em tempo real. Um exemplo seria um meetup na área da saúde, no qual os profissionais precisam manter isolamento total por estarem mais vulneráveis à contaminação.
Usando ferramentas de streaming para reunir os participantes, as pessoas podem continuar se encontrando, desenvolvendo ideias e fortalecendo as comunidades de trabalho, mesmo que à distância, além de ser uma oportunidade de atrair profissionais de todo o país.
Vale lembrar que ter um profissional especializado por trás de um evento, seja ele de grande ou menor porte, evita que você tenha “dor de cabeça” ao ter de lidar com imprevistos, além de te ajudar a entregar o evento com a qualidade esperada.
Nós da Ampère somos especializados em inteligência de eventos, temos vasta experiência na área de eventos e estrutura para a migração online. Estamos prontos para te ajudar indicando os serviços mais adequados à sua demanda e objetivos. Entre em contato conosco!
Artigo atualizado em 29/07/2024, às 18h.