Produzir um evento seguro e de qualidade requer uma série de etapas. Uma delas é solicitar a emissão de uma autorização para que ele aconteça. O alvará para eventos é o documento que garante a segurança na realização de qualquer produção, tanto para os produtores quanto para os participantes de modo geral.

Inspecionar o espaço escolhido e verificar as condutas necessárias para que tudo aconteça sem maiores problemas pode parecer trabalhoso. No post de hoje, mostraremos como o procedimento é mais simples que parece e pode ser realizado pelo próprio organizador. Acompanhe!

Quais são os requisitos para emitir um alvará para eventos?

O alvará para eventos serve para afirmar que a empresa organizadora tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos participantes. Por isso, existe uma série de requisitos a serem cumpridos antes que a liberação seja homologada.

A obrigatoriedade de tais documentos pode ter diversas variações, como formato, quantidade de participantes, atrações, faixa etária. Independente desses fatores, é necessário providenciar:

  1. contrato da empresa escolhida para fazer a segurança do evento, com o plano de ação, número de seguranças e demais medidas pertinentes à equipe;
  2. contrato de locação do local em que o evento será realizado;
  3. termo de responsabilidade assinado;
  4. laudo técnico de segurança;
  5. cópia do comunicado feito à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros da cidade, informando o formato, o local e a estimativa de público.

As autoridades do último item são as mais indicadas para informar a quantidade de seguranças que devem ser contratados e avaliar a segurança do espaço escolhido para a realização.

O solicitante também precisa levar documentos pessoais. O RG, CPF, e comprovante de residência devem estar sempre em mãos no momento de dar entrada a esse tipo de liberação.

Que instituições procurar para possibilitar a emissão?

Quem precisa emitir esse tipo de alvará deve procurar a prefeitura da cidade em que o evento será realizado. Caso haja algum órgão responsável por esses processos, o solicitante será devidamente encaminhado.

Com quanto tempo de antecedência devo fazer isso?

O alvará para eventos não é um documento que fica pronto automaticamente. Sendo assim, é necessário que o processo seja iniciado com o máximo de antecedência possível.

Geralmente, o prazo para emissão é de 30 dias úteis para as ocasiões de grande porte e 15 para os eventos menores. Para se precaver de possíveis imprevistos ou garantir tempo hábil para fazer as modificações necessárias, o ideal é dar entrada com no mínimo 40 dias úteis antes do acontecimento.

Por que eu devo me informar sobre a cidade?

Cada região tem uma dinâmica própria no que diz respeito à realização de eventos. Prazos, documentos solicitados e órgãos responsáveis pela emissão podem sofrer alterações. Informe-se com antecedência a respeito do órgão responsável na prefeitura da cidade escolhida.

Infelizmente, muitos produtores deixam de solicitar a autorização por acharem o processo muito trabalhoso e para economizar, esquecendo que o sucesso de um evento depende do bem-estar do público, além de uma estrutura segura e de qualidade.

Emitir o alvará para eventos evita o acontecimento de desastres, garante a segurança e ainda impede que a justiça cancele toda a produção, o que prejudicaria seu nome perante fornecedores e participantes.

Nosso artigo foi útil para você? Deseja saber mais sobre produção e organização de eventos? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.