Você sabe o que é vendarketing? Esse novo conceito surgiu como uma forma de integrar dois setores importantes para o funcionamento da empresa — vendas e marketing —, alinhando metas e gerando resultados positivos na receita do negócio.
Quantas vezes você já viu um empreendimento patinar por conta de atritos e distanciamentos entre essas duas àreas? Quando esses setores atuam de forma independente e sem nenhuma conexão, é comum que surjam problemas de informações perdidas e desencontradas, o que prejudica os resultados no final do mês.
Para ajudar na integração dos dois setores, é fundamental entender melhor o conceito e os benefícios do vendarketing e nós explicamos tudo neste post!
O que é vendarketing?
O vendarketing é uma estratégia que tem como objetivo criar um alinhamento entre as equipes de vendas e marketing. Isso ocorre para que ambas consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando a cartela de clientes e, assim, os índices de faturamento.
Pense, por exemplo, no funil de vendas. Ele é composto de 3 etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. Durante as duas primeiras etapas, o lead interage com a equipe de marketing, é educado sobre o processo, percebe seus problemas e necessidades e, quando vai atrás da solução, ou seja, quando chega ao fundo do funil, é atendido por um vendedor que ignora todo o processo anterior e o trata de forma genérica.
Consegue entender como essa ruptura no processo de venda pode frustrar as expectativas do cliente? Por isso, é preciso ter em mente que os dois times precisam agir por um mesmo objetivo. A função do marketing é gerar oportunidades para a equipe de vendas enquanto ela busca extrair o máximo dessas oportunidades.
Quais são os benefícios da estratégia?
Criar essa sinergia entre os times traz muitos benefícios para a organização como um todo. Alguns deles, por exemplo, podem ser visualizados em um curto espaço de tempo. A seguir, listamos algumas das vantagens de aderir à ideia.
Alinhamento de informações
Por meio da sincronia de informações e metas, é possível gerar uma comunicação mais eficiente entre os times. Você pode implementar sistemas automatizados, acompanhando cada etapa para que a equipe entenda o andamento do processo e os resultados.
Melhor experiência para o cliente
O vendarketing possibilita um alinhamento dos discursos, diminuindo consideravelmente as informações desencontradas e a quebra de expectativas dos potenciais clientes. Isso é importante para que o lead entenda que está falando com uma única empresa e tenha um processo de compra mais tranquilo e alinhado.
Métricas mais precisas
Com a conexão entre os dois times, é possível analisar as taxas de conversão e o retorno do investimento em todo o funil de vendas com mais clareza, entendendo assim quais etapas apresentam mais falhas e precisam de atenção e quais estão dando resultados positivos.
Entender o que é vendarketing é importante para potencializar os resultados
A metodologia permite criar ações estratégicas e melhorar o relacionamento com o cliente durante todas as etapas do funil, gerando uma melhora de desempenho nos índices de conversão.
O vendarketing é uma estratégia eficaz para alinhar equipes de vendas e marketing, criando cooperação em busca dos objetivos. Sendo assim, implementar essa técnica, além de melhorar a comunicação interna, é uma forma de aumentar faturamento e obter métricas mais precisas.
Você já implementa essa estratégia em seu negócio? Então, deixe um comentário contando um pouco de sua experiência com a metodologia!
Artigo atualizado em 11/08/2024, às 17h24