Os eventos são uma importante estratégia de investimento, afinal, eles atraem e fidelizam os consumidores em um local que propicia o branding e o networking. Mas nada disso adianta se os integrantes do seu time comercial ficarem sentados na cadeira com cara desanimadora, não é mesmo? Saiba que é possível treiná-los por meio de uma palestra de vendas.
O treinamento é feito para que eles identifiquem as oportunidades e utilizem recursos para não deixar ninguém passar pelo stand sem ser atendido estrategicamente.
Sabemos que existem muitas dificuldades sobre como se comportar nos eventos. Por isso, apresentaremos algumas dicas de como preparar a sua equipe de vendas para vender durante o evento. Ficou curioso? Leia mais!
Alinhe as equipes de marketing e vendas
O time comercial e de marketing precisam entrar em um consenso, isso é, a equipe de marketing precisa saber exatamente quais são os desafios e as oportunidades do cenário comercial. Isso significa que os times, juntos, precisam estudar:
- o perfil do público;
- as empresas que estão expondo;
- o regulamento do evento.
Somente assim é possível criar estratégias para o fechamento das vendas.
Além de focar no público que participará do evento, é importante convidar os clientes de eventos passados, bem como o grupo de prospects (aqueles que já entraram em contato com sua marca, mas ainda não fecharam negócios).
Defina o script para abordagem de clientes
As pessoas que chegam perto do estande precisam ser convidadas para entrar e conhecer mais sobre seus produtos e serviços. Abordar o cliente de uma maneira certeira é essencial para o fechamento de bons negócios.
Abuse de estratégias de vendas e comunicação para criar um roteiro de perguntas para abordagem do cliente, estabelecendo uma relação de confiança e transmitindo credibilidade.
Agrade o cliente oferecendo guloseimas, bebidas e brindes personalizados. Ele precisa encontrar em seu estande um ambiente aconchegante e propício para as vendas.
Além disso, faça uma listagem com as principais perguntas que possivelmente você ouvirá, alinhando com a equipe comercial as melhores respostas.
Estabeleça as metas e estratégias de vendas
Para que a feira seja rentável, é preciso estabelecer os custos e as metas para o evento. Somente mensurando os resultados você sabe se é (ou não) viável investir em eventos do ramo.
Para fechar as metas diárias, crie condições especiais (e verdadeiras!) para os clientes, não sendo apenas uma promessa de “promoções exclusivas”. Integre essas promoções com as redes sociais da empresa, fazendo com que o cliente conheça o site e siga o perfil nas redes sociais.
Para motivar ainda mais o time de vendas, crie vantagens exclusivas para quando eles batem a sua meta diária. Por exemplo:
- vale (combustível, cinema, refeição, alimentação);
- viagens;
- aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos; e
- cursos e bolsas de estudos.
Faça follow up após o evento com os leads coletados
Se o cliente comprou o produto, ligue dias depois para aplicar uma pesquisa de satisfação. Caso não tenha fechado as vendas, crie estratégias para que ele continue interessado em sua empresa (por exemplo: enviando conteúdos exclusivos e de qualidade por meio de newsletter e redes sociais, dando continuidade aos relacionamentos comerciais).
Muito importante: não se esqueça de manter um ótimo registro para a mensuração de resultados.
Preparar uma equipe comercial para os eventos é possível por meio de uma boa palestra de vendas.
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