A transmissão online sempre teve a sua importância na internet, principalmente com a popularização da banda larga e da internet em smartphones e tablets.
Muito utilizada por canais no YouTube para gerar popularidade, a transmissão ao vivo ou “live” ganhou nova relevância durante a pandemia de Covid-19. A tecnologia serviu para a veiculação de shows, entrevistas, enquetes, bate-papos e demais formas de interação durante o isolamento social.
Esse método de transmissão também é oportuno para realização de eventos culturais e lançamentos de produtos, mantendo o público e as marcas bem posicionadas.
Como fazer uma boa transmissão online?
Primeiramente, para fazer uma transmissão ou compartilhar uma live, é preciso ter bons equipamentos básicos para acessar a internet e transmitir a imagem.
Mesmo que a empresa não tenha as melhores câmeras profissionais em mãos e, ainda que esses equipamentos sejam melhores para filmar planos com maior profundidade e equilibrar a luz, é possível utilizar a câmera de um smartphone, tablet ou até mesmo uma webcam com qualidade acima de 720 pixels para gravar ou realizar a transmissão.
Caso a transmissão ocorra por um computador de mesa ou laptop, é importante que a velocidade média esteja acima dos 30 megabytes. No caso de uma transmissão via celular, é importante aproveitar o sinal de uma internet fixa utilizando roteador ou usar uma boa conexão 4G.
O cenário ideal dependerá do assunto da transmissão online. A live pode ser realizada a partir da sala de casa ou da empresa, por exemplo, ou numa área aberta como quintal, sacada ou janela.
Qual plataforma usar para fazer uma transmissão online?
Geralmente, as plataformas mais populares para geração e transmissão de live são o Facebook, o YouTube e o Instagram.
Muita gente pergunta pelo aplicativo “TikTok”, focado em vídeos curtos para gerar interatividade, e o aplicativo tem a opção de live também!
Mas, para apresentar produtos, dicas, agendamento de eventos, shows e até um bate-papo, as ferramentas mais usadas são o Facebook, o YouTube e o Instagram.
O formato
O formato do quadro do vídeo dependerá da proporção real da câmera do celular ou da webcam. Lembramos que, quanto maior a qualidade da câmera, mais forte deve ser a velocidade da internet, principalmente no caso de uma webcam digital instalada num PC.
Atualmente, o YouTube trabalha muito como formato 1920×1080 referente ao formato Full HD. Este formato é encontrado também em webcams mais acessíveis da marca LogiTec ou em câmeras digitais mais completas da marca Blackmagic ou Sony.
O microfone
Muitas vezes, a câmera pode ser boa, a internet pode ser veloz, mas o microfone embutido na câmera não capta a voz corretamente, gerando a necessidade de uso de microfones para não perder a transmissão da voz. Porém, em casos de transmissão via celular, o microfone do smartphone capta bem o som do usuário e tem várias opções no mercado de microfones para celulares!
Conclusão
Realizar lives e apresentações de eventos por meio de transmissão via internet é uma forte tendência que requer cuidados e muita dedicação.
Você não deve confiar o sucesso do seu evento com transmissões amadoras e de baixa qualidade. Fale agora com um de nossos especialistas em transmissão online e descubra como produzir um evento inesquecível para o seu negócio!
Artigo atualizado em 29/07/2024, às 18h.