Você sabia que boa parte de suas sensações em um espaço, são devido a cenografia que foi nele montada?

Contudo é comum que quando visitantes de um espaço, deixemos passar despercebido o que este espaço nos causa e o porquê. Porém, os elementos presentes no ambiente impactam diretamente a nossa percepção sobre o mesmo.

Por exemplo, quando você chega em uma festa e se sente familiarizado ou acolhido, essas sensações se devem ao cenário em que você está inserido. Em outras palavras, são os elementos inseridos no espaço que te passaram essa impressão , deixando o ambiente confortável.

Sofás e poltronas, figurino dos garçons, quadros na parede, iluminação do local e o som ambiente provocaram essas sensações em você.

A atmosfera criada através de um ambiente, se pensada e bem planejada, tem o poder de fazer o visitante imergir no espaço e contudo no momento presente.

Mas o que é cenografia?

É a arte de realizar decorações cênicas, composta por elementos visuais como a decoração, os acessórios (adereços) e a iluminação.

Muitos atrelam a cenografia somente ao teatro, cinema e a televisão. Porém, ela também é adotada em festas e eventos para que os convidado sintam-se confortáveis ou mesmo tenham uma sensação específica com a decoração.

Como posso utilizar a cenografia em eventos?

Há diversas maneiras de utilizar a cenografia em eventos, mais abaixo vamos detalhar caso a caso:

Eventos Corporativos

O foco principal de eventos corporativos é conquistar a atenção do público, e neste caso a cenografia tem a função de passar a mensagem proposta.

A cenografia passa essa mensagem a todo momento, em cada detalhe, ao mesmo tempo que convida os participantes a interagirem e descontraírem.

Desta forma, a cenografia completa o evento e faz com que todos os presentes se engajem no mesmo objetivo.

Imaginem a diferença que um cenário causa em um evento online, onde o desafio de engajar é ainda maior. Realmente faz toda a diferença.

Espaços Promocionais e Estandes

Quando falamos de feiras e convenções, não podemos deixar de nos atentar que um estande competirá com diversos outros. Desta forma, você precisa se destacar dos demais e chamar atenção para seu espaço.

A cenografia pode fazer com que os visitantes se interessem pelo seu espaço e possam, em poucos metros quadrados, conhecer o seu serviço ou produto.

Isso é pensado desde a sinalização até a altura em que são dispostos armários e prateleiras, bem como o layout, cores e brindes posicionados de forma estratégica.

É possível fazer isso online também, personalizando seu estande em feiras e convenções online.

Dicas Cenográficas

  1. Agregue o cenário com conteúdo e marketing sensorial

Sabe-se que é de grande relevância atrelar a marca a um contexto de marketing sensorial e tratando-se de cenografia não é diferente, já que para provocar sensações no público é preciso mexer com os sentidos. Logo, indiretamente faz-se o uso da técnica do marketing sensorial.

A dica é divulgar o seu conteúdo de forma atrativa, que envolva seus convidados emocionalmente e exprimindo sua personalidade (lê-se personalidade de sua marca).

Mesmo em um evento efêmero, se tudo isso, de alguma forma, fizer sentido para o público presente, então, o evento será inesquecível.

2. Concilie a experiência do espaço com a tecnologia

Estamos imersos a tecnologia, não tem mais como fugir disso, então porque não usá-la a seu favor em eventos?

Nesse sentido, fique atento aos avanços tecnológicos e onde seu público mais interage, isso ajuda a montar uma experiência personalizada.

Usar as redes sociais para uma cobertura in real time, é uma das estratégias de interação com o público. E se estamos falando de transmissão em redes sociais o cenário é de extrema importância para uma boa qualidade visual.

3. Não se esqueça da iluminação

Se tem uma dica excelente e de importância imensurável definitivamente é a iluminação. Afinal a ambientação do evento, as cores que serão usadas e os equipamentos criam todo um clima.

Além disso, a iluminação cenográfica, de palco, festa, interna ou externa do evento traz diversas sensações para quem está presente, além de passar essa percepção para quem assistir as gravações do evento.

Nós da Ampère somos especializados em inteligência de eventos, temos vasta experiência na área de eventos e estrutura para a migração online.

Estamos prontos para te ajudar indicando os serviços mais adequados à sua demanda e como resultado, seus objetivos.

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou tem alguma sugestão? Entre em contato conosco!