Os eventos corporativos são uma excelente ferramenta estratégica para encantar, engajar, motivar, lançar produtos e descontrair o público interno. Cada um deles tem um objetivo diferente de acordo com a realidade da organização. Então, fica a dúvida: como motivar a equipe para que ela seja mais participativa?
Pense bem: o setor de marketing aplica uma pesquisa ao público interno para compreender em quais aspectos é necessário investir para garantir a motivação. Depois, cria um evento para essa estratégia e os colegas não comparecem. Certamente, há algo errado!
Infelizmente, isso é muito comum nas organizações. Quer saber como motivar a equipe a participar desses encontros? Venha conosco!
Crie eventos estratégicos
O primeiro passo para o sucesso da participação é criar eventos estratégicos. Imagine, por exemplo, que há muitos problemas referentes a absenteísmo e alta rotatividade na equipe. O motivo, provavelmente, é a desmotivação dos funcionários.
Nesse cenário, o lançamento de uma nova coleção, após a jornada de trabalho, não vai fazê-los se sentirem motivados a participar. Por isso, a base do sucesso dessas iniciativas é organizar o clima. Assim, é importante:
- saber o que os funcionários pensam;
- certificar-se de que eles tenham todos os instrumentos de trabalho;
- fazer que eles tenham a certeza de que sua opinião é válida;
- fortalecer o espírito de equipe;
- diminuir as brigas e os desentendimentos;
- identificar os fatores de motivação.
Depois de conhecer a equipe, a partir da observação de seus interesses, há mais chances de criar encontros atraentes dos quais eles tenham vontade de participar.
Invista na divulgação para motivar a equipe
Depois de planejar um evento extraordinário, alinhado às expectativas dos funcionários, é preciso divulgá-lo. Isso porque apenas inserir um convite no mural de comunicação interna pode não ser eficaz. É preciso, então, despertar o interesse e a curiosidade do pessoal.
Confira, a seguir, algumas ideias para divulgar a iniciativa:
- crie um teaser;
- encaminhe uma mensagem de texto com frases estratégicas sobre o que o funcionário vai aprender no encontro;
- faça um formulário de inscrição que permita concorrer a um brinde especial;
- envie uma newsletter estratégica aos colaboradores;
- entregue um flyer com o conteúdo previsto;
- elabore um convite irresistível;
- entregue o convite em mãos e em ocasiões simples, como um “café da manhã com os funcionários”.
Ofereça brindes atraentes
Se você anseia por deixar a iniciativa ainda mais extraordinária, invista em brindes e sorteios — afinal, a maioria das pessoas gosta de ganhar presentes. Por isso, distribuir brindes é fundamental para que os profissionais tenham interesse em comparecer ao encontro e se manter informados sobre as próximas oportunidades.
Contudo, é interessante que os mimos sejam realmente úteis. Fuja das tradicionais canetas e pastas (por mais que sejam uma opção econômica). Invista em opções tecnológicas, como pen drives, carregadores, hubs USB, aquecedores de caneca e afins.
Se a empresa tem orçamento limitado para o evento, procure parceiros que possam entregar brindes interessantes. Pense em ações boas tanto para a empresa (que entrega os brindes) quanto para eles (que divulgam seus produtos e serviços).
Quando se cria um evento estratégico para o público interno, é essencial motivar a equipe a participar dele. Por isso, é preciso desenvolver iniciativas envolventes, saber divulgá-las e oferecer atrativos adequados para que a equipe tenha interesse em participar.
Gostou deste conteúdo sobre como motivar a equipe a participar de iniciativas corporativas? Então, aproveite para aprender o que é endomarketing e qual a sua relação com os eventos corporativos. Boa leitura!
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