Se você ou seu cliente precisa desenvolver uma aplicação para uma plataforma, um plug-in ou um novo app para celular de forma rápida e efetiva, a gente tem a solução, e ela passa pela realização de um evento: trata-se de um hackathon.

Um hackathon é uma reunião de imersão colaborativa criada por empresas, startups, ONGs e até igrejas, que reúne desenvolvedores que chegam à solução digital de 24h a 48h.

Mas como organizar um hackathon? Que peculiaridades tem esse evento e o que precisa para ser um sucesso? São essas perguntas que este post vai responder. Continue lendo e saiba tudo o que precisa para este tipo de ação.

Como surgiram os hackathon?

O termo originou-se da fusão das palavras inglesas “hack”(cortar/ reprogramar) e “marathon” (maratona) para designar eventos que duram de 24h a 48 horas e reúnem programadores, designers, consultores e clientes com o objetivo de se chegar a uma solução tecnológica rapidamente.

De que tipos podem ser?

Durante a ação, os realizadores podem liberar suas APIs (Interface de Programação de Aplicações) para que os times desenvolvam seus produtos e soluções, ou apenas deixar que os participantes criem novas aplicações a partir de um tema proposto, sem se sustentar em uma base ou plataforma prévia.

Como organizar o evento?

A primeira coisa ao organizar um evento desse tipo é saber quais serão os objetivos dele. No caso de um hackathon de uma empresa, normalmente o desafio apresentado passa por achar uma solução para um problema que a corporação enfrenta, ou seja, achar uma possibilidade tecnológica que traga melhorias.

Já no caso de pessoas físicas ou consultorias, os desafios costumam propor achar soluções para problemas de gestão, financeiros, logística, produtividade ou novos modelos de negócios.

Defina o local do evento

Com o objetivo da ação em mente, defina o lugar onde ela vai acontecer. O ambiente deve ter uma decoração criativa e possuir espaço para descanso para que os participantes repousem nos intervalos. Recorra a coworkings e centros culturais, por exemplo.

Monte uma estrutura adequada

Você já tem um espaço que vai estimular a criatividade dos desenvolvedores, com área para descanso, e vai precisar também na sua estrutura:

  1. credenciamento e check-in dos participantes;
  2. organização da agenda do evento (início, apresentação dos problemas, tempo de execução dos projetos, intervalos, coffee break);
  3. iluminação adequada para os desenvolvedores;
  4. muitos pontos de energia;
  5. internet estável de alta velocidade;
  6. mesas grandes e cadeiras confortáveis;
  7. computadores (caso os participantes não disponham de equipamento próprio);
  8. alimentação (energético, água, café e aperitivos);

Pense na premiação

Muitos motivos levam os participantes a integrarem hackathon, mas que tal agregar a eles a ideia de uma premiação?

Durante o evento, faça brindes e sorteios que ajudem na motivação e, por fim, ofereça um grande prêmio que pode envolver dinheiro ou um equipamento eletrônico. Não se esqueça ainda de disponibilizar certificados para todos os participantes da ação.

Como vimos, organizar um hackathon não é difícil, mas também não é simples, já que envolve algumas peculiaridades necessárias ao radar de quem promove o evento.

Mas, com um objetivo claro, uma estrutura adequada ao ambiente tecnológico e muita motivação, é fácil torná-lo um sucesso.

Agora que você já sabe tudo sobre hackathons, que tal aprender a definir o objetivo de um evento? Boa leitura! Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.