O controle de entrada em evento é algo de extrema importância, independentemente do seu porte. Mas é necessário saber, desde logo, que quanto maior for o seu tamanho, mais rígida deve ser essa fiscalização. Isso será um dos pontos principais para garantir o sucesso da festa ou da solenidade a ser realizada.

Pensado nisso, este post mostrará algumas maneiras eficazes de você fazer o controle de pessoal nas cerimônias que pretende realizar. Confira a seguir.

Importância do controle de entrada em evento

Antes de mencionar as formas de fazer esse controle, você deve compreender a importância desse ato. O primeiro ponto é que conseguirá mostrar para os convidados que você realizou algo seguro e organizado. Isso dará uma grande credibilidade à sua cerimônia.

Uma outra questão é que você garantirá que apenas comparecerão aqueles que foram realmente convidados. Nesse sentido, conseguirá preparar uma estrutura e uma logística de qualidade para um número de pessoas predeterminado.

Quando se realiza eventos corporativos, essa fiscalização é ainda mais importante. Pois, dessa maneira, será possível mostrar aos parceiros e visitantes que a empresa é séria e preza pela organização.

Formas de controle

Depois de analisarmos o quanto é importante realizar um controle rígido de entrada, mostraremos como ele pode ser feito. Mas, não se esqueça de que todo o processo deve ser ágil, para não haver formação de filas. Afinal, elas mostram uma falta de preparo da equipe organizadora, o que pode desestimular a entrada dos seus convidados.

Instalação de catracas ou dispositivos eletrônicos

Essa forma de controle é indicada para grandes eventos, pois ajuda a ter ciência da quantidade de pessoas que estão presentes. Nesse sentido, a instalação de catracas com leitores de ingressos ou voucher garante a entrada apenas dos convidados. Para uma maior segurança e correta identificação da pessoa, é recomendável que seja solicitada a apresentação de documento de identidade ou similar.

Outros dispositivos eletrônicos, como câmeras, detectores de metal ou leitores magnéticos são também ótimas opções para garantir a segurança dos participantes, pois evitam a entrada de pessoas com armas ou outros objetos que possam interferir no sucesso do evento.

Realização de check-in por aplicativos de celular

Uma forma de controle de entrada em evento que é muito utilizada é o check-in pelo celular. Ele é ideal para cerimônias de grande ou médio porte. Esse método possibilita agilidade, praticidade e conforto para os participantes, pois haverá uma significativa redução de possíveis filas.

A validação é feita por meio da leitura de código QR, o que evita a falsificação de ingressos. Para maior segurança, o ideal é que esse processo também seja combinado com a apresentação de documento pessoal de identificação.

Criação de listas

As listas de presença, que podem estar impressas ou em planilhas eletrônicas, sempre foram formas de controle muito utilizadas. Porém, devido ao surgimento de métodos mais tecnológicos e rápidos, elas são pouco empregadas em ocasiões maiores. Ainda assim, continuam sendo uma opção viável e de baixo custo para eventos com poucas pessoas.

Esse mecanismo requer ainda mais uma equipe bem preparada para que não ocorra o ingresso de pessoas que não foram convidadas. Assim como as demais formas de controle, é indispensável a apresentação de um documento para identificação pessoal.

Essas são apenas algumas formas de controle de entrada em evento. Elas são fundamentais para garantir a segurança e a tranquilidade dos participantes, pois haverá uma noção de quantas pessoas estarão presentes e quem são elas. Ao usar algum desses mecanismos, com o auxílio de uma equipe bem treinada, você dará o primeiro passo para o sucesso da sua cerimônia.

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter e receba outros ótimos conteúdos no seu e-mail.