Engajar público em eventos online significa gerar interesse nas pessoas e produzir um bom relacionamento entre a marca e o público que irá assistir às transmissões do evento.
Lembramos que para um evento ter sucesso e gerar público, ele precisa de um bom planejamento, ter organização, abordar temas de interesse e ter divulgação.
A transmissão online de um evento atrai mais público e torna-se mais popular entre diferentes públicos. Inicialmente, é importante atrair o interesse e a curiosidade das pessoas com positiva geração de experiência e oferta de experiências.
Engajar público em eventos online
Imagine uma palestra (webnário) sobre emagrecimento, um aulão ao vivo para o ENEM e uma entrevista veiculada em diferentes redes sociais sobre mercado de trabalho, estamos falando de diferentes tipos de eventos que envolvem um grande número de pessoas na internet.
E por que? Pois são temas e ideias de eventos que atraem o interesse e servem como solução de problemas de muitas pessoas. Atingir e resolver o que o público precisa também gerar grande engajamento dos participantes.
A linguagem certa
Depois de identificar o público e a temática certa para atrair audiência para a transmissão do evento online, é importante usar a linguagem certa para o seu público.
Para realizar um aulão coletivo na internet é importante evitar gírias, ainda mais se for uma aula de redação e língua portuguesa.
Para falar sobre emagrecimento e seus produtos é importante evitar termos pejorativos e preconceituosos como “gordo”, “gordão engraçado”, entre outros que podem assustar ou afastar as pessoas.
Por outro lado, a linguagem deve ser criativa e chamativa para o evento. Adequar a linguagem é muito importante para atender as expectativas do público-alvo.
Planejamento de público
Para acertar na determinação de público e na linguagem certa, é fundamental fazer um bom planejamento de público seguindo os seguintes tópicos:
– Faixa etária do público;
– Renda média;
– Região geográfica ;
– Quais são as redes sociais mais usadas pelo público;
– Assuntos de interesses;
– Relação de problema e solução que apresentam.
O marketing
Antes mesmo da realização do evento online, é indicado se ocupar com o projeto de marketing e publicidade.
É indicado produzir vídeos, atualizar blog oficial do evento, fazer postagens no Facebook e Instagram e entre outras ações para reforçar a presença da marca, empresa e evento.
Para gerar engajamento é fundamental investir bastante em divulgação e, além da realização de conteúdos prévios, o envio de mensagens via e-mail e whatsapp também são boas dicas.
Conclusão
Portanto, existem vários caminhos para identificar o público e engajá-lo de diferentes formas. Apresentar vídeos curtos com prévias de eventos anteriores e oferecer material textual com artigos e até mesmo um e-book sobre a temática do evento também são iniciativas válidas.
O importante é envolver o público e mantê-lo sempre informado sobre as temáticas e objetivos de cada evento.