Engajar público em eventos online significa gerar interesse nas pessoas e produzir um bom relacionamento entre a marca e o público que irá assistir às transmissões do evento.

Lembramos que para um evento ter sucesso e gerar público, ele precisa de um bom planejamento, ter organização, abordar temas de interesse e ter divulgação.

A transmissão online de um evento atrai mais público e torna-se mais popular entre diferentes públicos. Inicialmente, é importante atrair o interesse e a curiosidade das pessoas com positiva geração de experiência e oferta de experiências.

Engajar público em eventos online

Imagine uma palestra (webnário) sobre emagrecimento, um aulão ao vivo para o ENEM e uma entrevista veiculada em diferentes redes sociais sobre mercado de trabalho, estamos falando de diferentes tipos de eventos que envolvem um grande número de pessoas na internet.

E por que? Pois são temas e ideias de eventos que atraem o interesse e servem como solução de problemas de muitas pessoas. Atingir e resolver o que o público precisa também gerar grande engajamento dos participantes. 

A linguagem certa

Depois de identificar o público e a temática certa para atrair audiência para a transmissão do evento online, é importante usar a linguagem certa para o seu público.

Para realizar um aulão coletivo na internet é importante evitar gírias, ainda mais se for uma aula de redação e língua portuguesa.

Para falar sobre emagrecimento e seus produtos é importante evitar termos pejorativos e preconceituosos como “gordo”, “gordão engraçado”, entre outros que podem assustar ou afastar as pessoas.

Por outro lado, a linguagem deve ser criativa e chamativa para o  evento. Adequar a linguagem é muito importante para atender as expectativas do público-alvo.

Planejamento de público

Para acertar na determinação de público e na linguagem certa, é fundamental fazer um bom planejamento de público seguindo os seguintes tópicos:

– Faixa etária do público;

– Renda média;

– Região geográfica ;

– Quais são as redes sociais mais usadas pelo público;

– Assuntos de interesses;

– Relação de problema e solução que apresentam.

O marketing

Antes mesmo da realização do evento online, é indicado se ocupar com o projeto de marketing e publicidade.

É indicado produzir vídeos, atualizar blog oficial do evento, fazer postagens no Facebook e Instagram e entre outras ações para reforçar a presença da marca, empresa e evento.

Para gerar engajamento é fundamental investir bastante em divulgação e, além da realização de conteúdos prévios, o envio de mensagens via e-mail e whatsapp também são boas dicas.

Conclusão

Portanto, existem vários caminhos para identificar o público e engajá-lo de diferentes formas. Apresentar vídeos curtos com prévias de eventos anteriores e oferecer material textual com artigos e até mesmo um e-book sobre a temática do evento também são iniciativas válidas.

O importante é envolver o público e mantê-lo sempre informado sobre as temáticas e objetivos de cada evento.