Quem trabalha com eventos lida com um mercado extremamente dinâmico e em constante atualização, o que acarreta também uma concorrência bastante acirrada. É aqui onde os cursos de organização de eventos entram. De acordo com a Associação Brasileira de Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), essa área é uma das mais promissoras no Brasil.

Segundo uma publicação, em 2016, foram movimentados R$ 210 bilhões em eventos corporativos e R$ 16 bilhões nos sociais. É também o setor que melhor se sai em meio à crise financeira. Por isso, para abocanhar uma fatia desse mercado que só faz crescer, é imprescindível estar em constante atualização, com conteúdos avançados e ser capaz de impressionar seus clientes garantindo a melhor colocação nos negócios.

Pensando nisso, veja neste artigo os principais cursos de organização de eventos, para que você possa adquirir conhecimento na área e aumentar suas vendas.

Cursos de organização de eventos

Muitas vezes, as pessoas começam a trabalhar com organização de eventos de modo orgânico e, após tanto tempo fazendo aquilo, acreditam dominar completamente a área. No entando, seja esse o seu caso ou se você é um iniciante na área, recomendamos o curso de Organização de Eventos Corporativos disponível no Senac e na Belas Artes, em São Paulo, que ensina a planejar, operar, executar e realizar um pós-evento.

O curso do Senac ainda dá noções de gestão de pessoas, planejamento de comunicação e marketing de eventos. Ou seja, tudo para você começar com o pé direito ou se reciclar em grande estilo. Já o curso da Belas Artes tem ênfase em eventos corporativos, ideal para quem trabalha com esse nicho.

Especialização em administração e organização de eventos

Se você já está em um nível mais avançado na área de produção de eventos, talvez seja a hora de investir em uma especialização. Sendo assim, a dica é o curso de Administração e Organização de Eventos, que vai habilitar você para criar projetos maiores, planejar, administrar e gerir os recursos adequadamente. O curso também está disponível no Senac e se diferencia pelo olhar voltado para o planejamento estratégico que agrega para pessoas e organizações que realizam eventos. 

Formação em técnico em eventos

Caso você esteja se formando no ensino médio ou procurando um curso técnico que possa dar uma certificação profissional na área de evento, a dica é o curso Técnico em Eventos, disponível na Etec Santa Ifigênia, em São Paulo, ou na Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Os cursos ajudam a planejar e organizar eventos dos mais variados portes, desde cerimoniais públicos até festividades, por exemplo. Além disso, dão noção dos equipamentos oferecidos em cada tipo de evento. O conteúdo trabalha ainda a questão da sustentabilidade nas organizações, o que pode ser um diferencial em tempos de preocupação com o meio ambiente.

Então, o mercado oferece diversos tipos de cursos de organização de eventos. Há opções para quem tem uma base, para quem já está no mercado e quer ter um diferencial ou quem quer fazer disso uma profissão. Seja qual for a circunstância, é inegável o ganho que o profissional tem depois de passar por uma dessas capacitações. Afinal, se torna mais preparado para atender seu cliente, surpreendê-lo com conhecimento técnico e fazer a diferença no mercado.

Agora que já sabe mais sobre cursos de organização de eventos, que tal conhecer um pouco sobre cenografia para eventos?

Artigo atualizado em 11/08/2024, às 19h