Um congresso corporativo é uma ótima maneira de compartilhar conhecimentos com os colaboradores. O evento pode oferecer palestras, debates, entre outros meios de transmissão do saber.

Por meio desses ensinamentos, é possível capacitar os funcionários, mostrá-los as tendências do mercado ou algumas novidades que serão implantadas no estabelecimento. Tudo isso ajuda a fortalecer a imagem da empresa, além de apontar que ela se preocupa com a formação intelectual da sua equipe.

Pensando na importância desse tipo de reunião, este conteúdo ajudará você a organizar um congresso corporativo de sucesso. Assim, continue a leitura do post e saiba como realizar um grande evento. Vamos lá?

Aprenda como organizar um congresso corporativo

Fazer um congresso corporativo nem sempre é uma tarefa tão simples. Afinal, cada detalhe deve ser bem pensado para que todos os objetivos sejam, realmente, alcançados. Porém, é preciso ter em mente que com um bom planejamento e com uma equipe engajada tudo fica bem mais fácil.

Para ajudar você nessa missão, listamos alguns pontos indispensáveis para que seu evento seja impecável. Veja só!

Faça um planejamento

O planejamento reflete o início, o meio e o fim do evento. Para isso, o primeiro passo é verificar o orçamento. Só depois de saber quanto pode gastar, é que se definirá o número de pessoas, o lugar, os equipamentos auxiliares, entre outros pontos.

Essa etapa também é útil para estabelecer as datas, pensar em possíveis temas para serem debatidos, além de apontar alguns nomes para palestrar. Lembre-se de que imprevistos acontecem, então, tenha, no plano de ação, uma forma de combatê-los.

Para saber se o planejamento foi bem-feito, solicite o feedback dos participantes. Ele é uma ótima ferramenta para evitar que os erros sejam repetidos nas futuras edições.

Pense em quais palestrantes convidar

A escolha dos palestrantes depende muito do seu público e do tema do congresso. É importante contar com pessoas que tenham bastante conhecimento no assunto e que, ao mesmo tempo, saibam repassá-lo ao público.

Para que sua reunião seja bem interessante, considere escolher pessoas que debatam propostas interdisciplinares. Isso faz com que a plateia tire o máximo de proveito das palestras.

Considere o público

Com o objetivo de fazer um evento de sucesso, é preciso que você delimite quem é a sua persona. Com base nela é que você definirá um tema, escolherá palestrantes que tenham uma linguagem próxima a ela, entre outros fatores.

Ao delinear um público, é possível estabelecer quais são os objetivos e os problemas que ele enfrenta. Com esses pontos em mãos, fica bem mais fácil planejar o congresso corporativo.

Organize os horários com antecedência

Um evento desse tipo conta com inúmeras atividades. Como cada pessoa tem uma preferência, é preciso definir, com antecedência, a data e o horário de cada uma delas. Isso mostra que os envolvidos prezam pela organização do congresso e ainda se preocupam com o bem-estar dos participantes.

Confira como fazer o credenciamento dos participantes

Um credenciamento rápido conta muitos pontos positivos para a organização do evento. Afinal, filas enormes podem desmotivar o público. Assim, separamos algumas dicas para que tudo ocorra bem durante essa etapa. Confira!

  1. planeje, antecipadamente, como será o processo;
  2. opte pelo check-in por aplicativo;
  3. sinalize, de maneira fácil e visível, o local do credenciamento;
  4. conte com sistemas rápidos;
  5. tenha quantidade suficiente de pessoas para trabalhar no credenciamento.

Saiba qual a importância de uma boa equipe organizadora

Contar com um time de qualidade, que seja empenhado na realização das tarefas, é fundamental para o sucesso do evento. É ele que desenvolverá todo o trabalho. Por isso, precisa estar bem treinado, até mesmo, para contornar situações imprevistas.

Se você coloca a realização do evento nas mãos de pessoas competentes, todo o processo fluirá naturalmente e conseguirá executar tudo o que foi planejado.

Dessa forma, faça uma boa seleção da sua equipe, opte por pessoas proativas, talentosas e que tenham facilidade em lidar com um público grande.

Essas são algumas dicas para que você realize um congresso corporativo. Assim, planeje tudo conforme seu orçamento, conte com uma equipe bem preparada e faça um evento que entrará para a história da sua empresa.

Gostou do post? Então leia também as nossas dicas para criar planejamento financeiro de evento corporativo.

Boa leitura! Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.