Todas as pessoas têm o direito de ir e vir, certo? Portanto, durante a realização de um evento, é preciso garantir esse direito e preocupar-se com a importância da acessibilidade. Isso demonstrará que você é um organizador atencioso e focado na necessidade de todos os seus visitantes.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e ver como é possível aplicá-lo na sua rotina de trabalho? Então, continue lendo este post até o final!

Entenda a importância da acessibilidade

Se você acha que esse tipo de cuidado é excessivo, saiba que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, existem mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Algo em torno de 25% da população do país é amparada pela Lei Nº 10.098, de 2000, que obriga a aplicação da acessibilidade em feiras, exposições e eventos em geral.

De olho nisso, separamos algumas orientações para que o seu evento garanta o bem-estar de todos os convidados. Acompanhe!

Confira algumas dicas para garantir um evento acessível

Estude o seu público

Antes de começar o trabalho propriamente dito, estude o seu público e investigue se existem pessoas deficientes nele. Caso a resposta seja positiva, seu evento vai requerer ainda mais cuidado e planejamento.

Escolha um local adaptado

Agora que você já sabe que o seu público pode ser formado por pessoas com algum tipo de deficiência, opte por um lugar que seja compatível com essa necessidade.

Assim, evite ambientes com escadas — mas, se houver, escolha um local que tenha elevador adaptado. Além disso, o espaço também precisa ter portas amplas para possibilitar a passagem de cadeira de rodas, por exemplo.

Observe, também, a existência de rampas e de corrimão, já que facilitam o deslocamento de pessoas com bengalas ou que precisam de apoio. Ah! E não se esqueça da adaptação dos banheiros, que precisam ser amplos e com barras de apoio.

Reserve vagas no estacionamento

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração durante a organização de um evento voltado para a acessibilidade é o estacionamento. É fundamental que existam vagas reservadas para deficientes físicos.

Em geral, a reserva é calculada em 5% do valor total das vagas disponíveis. No entanto, se o seu evento contar com uma parcela maior ou for voltado especificamente para esse público, é imprescindível aumentar esse número.

Organize o espaço da alimentação

A hora da alimentação também deve ser levada em consideração. Se o ambiente for extenso e contar com uma espécie de praça de alimentação, lembre-se de criar áreas acessíveis também.

Então, fique atento! Se houver balcões, por exemplo, eles devem ser mais baixos para não encobrir uma pessoa em uma cadeira de rodas. Além do mais, as mesas também devem ter espaço suficiente para o encaixe de uma cadeira ou andador.

Se o evento oferecer apenas um coffee break, pense na localização das mesas e no espaço entre elas, assim, as pessoas podem circular livremente — independentemente de sua condição.

Sinalize todas essas áreas

Como nem todos os lugares são adaptados para a acessibilidade, é importante que o seu evento seja sinalizado com essa orientação. Demonstre que ali existem espaços voltados para pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

Não se esqueça, também, de sinalizar as vagas reservadas no estacionamento, os elevadores adaptados e os banheiros específicos. Essa comunicação visual demonstra preocupação e cuidado com todos os detalhes do evento.

Como vimos, a questão da acessibilidade é muito simples de ser aplicada ao seu evento. Basta contar com um bom planejamento, pesquisar muito bem sobre o lugar em que vai acontecer e trabalhar para que os seus convidados tenham uma excelente experiência.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da acessibilidade, que tal dar uma conferida sobre inovações e tecnologias aplicadas em eventos? Boa leitura!