Você sabe o que é marketing de relacionamento? Se você tem um negócio, precisa saber se relacionar com seu cliente além do momento de compra e venda do produto/serviço que comercializa. É esse laço que vai fazer o consumidor se lembrar da sua marca com carinho, tê-la em mente na hora de comprar novamente e recomendá-la para outras pessoas.

Esse tipo de marketing realiza um trabalho contínuo para estar sempre próximo ao cliente — ou até mesmo dos fornecedores — e é uma excelente ferramenta para ser aplicada durante a realização de um evento corporativo.

Durante a realização de um evento, sua empesa não venderá nada diretamente e o cliente tende a ficar mais relaxado no ambiente. Ele quer apenas vivenciar o evento com boas experiências — que serão naturalmente associadas à sua marca.

Esse encontro gera uma relação mais genuína e com um impacto mais forte. Além disso, é a oportunidade do seu cliente ver quem são as pessoas por trás da empresa, humanizando a relação.

Com isso, separamos 5 dicas para você aplicar no seu próximo evento e tornar a experiência do seu cliente inesquecível. Confira!

1. Foque no contato entre os participantes

Organize eventos em que você consiga apresentar o seu negócio, mas que proporcione interação entre os participantes. Então aposte em feiras, coquetéis e workshops e em outras possibilidades em que as pessoas circulem, conversem e formem vínculos.

Ficar sentado apenas ouvindo uma palestra, por exemplo, pode ser uma experiência maçante e de pouco retorno no sentido relacional. Por isso, esse tipo de evento não é recomendado.

2. Inove para atrair

O perfil do seu cliente muda o tempo todo. Então, nada de usar os mesmos recursos para conversar com ele! Recorra a inovações que atraiam e prendam a atenção das pessoas, pois esse tipo de recurso propõe ainda algum tipo de interação e torna a apresentação mais divertida.

Fique de olho nas tendências e novidades do setor e recorra, por exemplo, a jogos digitais, transmissões ao vivo e uso de eletrônicos que facilitem a troca de informações e contato entre os participantes.

3. Escolha os representantes-chave certos

Durante o evento, alguns representantes da sua empresa deverão circular entre os clientes para saber o que eles estão achando do evento, recolher impressões e necessidades e, ainda, promover a interação. Escolha as pessoas mais capacitadas para fazer esse contato e passe uma boa impressão da sua empresa.

Ao fazer isso, tenha em mente que são esses representantes-chaves que vão personificar e dar cara a sua empresa durante a ação. Por isso, não erre na escolha!

4. Pense no antes e depois do evento

O marketing de relacionamento acontece não só apenas durante o evento, mas também nos momentos antes e depois dele.

No tempo que o antecede, é preciso reforçar a comunicação com seus clientes para gerar interesse pelo seu evento. Depois, você pode coletar informações para saber o que seus clientes acharam da ação, o que mais os impactou, o que não funcionou tanto assim e quais impressões ficaram.

5. Agregue valor

Um evento pode ser uma ótima oportunidade de oferecer algo a mais para o seu cliente. Por isso, se o orçamento permitir, considere oferecer um treinamento sobre seu produto, formas de pagamento e parcelamentos especiais ou algum brinde que reforce a ideia do quanto aquele cliente é especial.

Ao agregar valor ao evento, você fortalece o relacionamento entre vocês e mostra que seu negócio só tem um foco: a satisfação do cliente.

Como você pode perceber, aplicar o marketing de relacionamento em um evento corporativo pode ser simples e muito eficaz para a fixação da sua marca na cabeça do cliente. Além disso, você estabelece uma imagem ainda mais positiva do seu produto e fica mais fácil receber um feedback sobre o que o cliente acha de você.

E aí, gostou do post sobre marketing de relacionamento? Quer continuar a aprender sobre o assunto? Então conheça agora mesmo os maiores erros na hora de divulgar um evento!

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