Definir o público de um evento é um dos elementos fundamentais para alcançar bons resultados. Melhor ainda é ter acesso a informações mais personalizadas sobre ele, como sua distribuição geográfica, hábitos de consumo e poder aquisitivo, de modo a elaborar estratégias específicas para seus participantes. Quer saber como isso é possível? Então, você precisa entender o que é geomarketing.

Neste texto, explicaremos o conceito de geomarketing, como ele funciona, quais os benefícios para o seu evento e como implementá-lo. Continue a leitura!

O que é geomarketing?

O geomarketing surge, inicialmente, como uma estratégia das empresas de varejo. Elas consideravam características do público e de uma região para determinar as áreas mais promissoras para a instalação de lojas.

Com a internet e o uso cada vez mais intenso dos smartphones, o conceito se amplia, sendo o geomarketing um conjunto de estratégias de marketing que privilegia a localização do público para otimizar campanhas, de modo que o conteúdo entregue se torne mais relevante e adequado ao perfil do cliente.

Essa segmentação geográfica permite identificar características específicas dos consumidores em determinada região, considerando suas diferenças comportamentais, culturais, religiosas e socioeconômicas. Para isso, ele utiliza o Big Data, um conjunto de informações localizadas nos bancos de dados de diversos servidores e empresas, que podem ser acessados via internet.

Fundamental para a tomada de decisões estratégicas de uma empresa, o geomarketing também garante ações de marketing mais certeiras, o que implica um retorno financeiro mais elevado e a redução de gastos.

Quais os benefícios do geomarketing para o evento?

Os eventos são uma importante estratégia não só para divulgação de produtos como também para fortalecer o relacionamento com clientes. Conhecer seu comprador possibilita não só um melhor planejamento da programação como também uma divulgação mais efetiva e personalizada para alcançar o público desejado pelo evento.

Entre os benefícios do geomarketing em eventos, pode-se destacar:

  1. acesso a dados: o geomarketing oferece a oportunidade de definir, mapear e encontrar aqueles perfis considerados ideais para o seu evento. Isso facilita o planejamento de atividades e de atrações que despertem o interesse desse público e estimulem sua participação;
  2. fortalecimento de laços: conhecendo as preferências dos participantes, é possível proporcionar uma experiência positiva no evento e intensificar a relação entre empresa e cliente;
  3. estimulação do check-in: ao fazer check-in nas redes sociais da empresa ou no evento, o usuário não só divulga sua marca como permite que a organização tenha acesso a dados importantes sobre ele, que podem ser usados em outras estratégias de marketing;
  4. auxílio na divulgação do evento: com os dados geográficos, é possível direcionar as ações de divulgação do evento de modo a alcançar as pessoas dentro do perfil de interesse do seu negócio;
  5. promoção da fidelização:  as redes sociais são uma ótima ferramenta para engajamento e segmentação dos públicos. Usá-las a fim de criar conteúdos sobre o evento e, a partir daí, interagir com o público, respondendo um tweet ou um comentário ou solucionando uma dúvida, por exemplo, é uma ótima estratégia para se relacionar com os clientes e, por fim, fidelizá-los.

Como implementar o geomarketing?

Principalmente por meio das redes sociais é possível criar diferentes estratégias de geomarketing de modo a obter informações sobre o usuário e, também, possibilitar uma divulgação espontânea do seu evento.

Presente nas plataformas de anúncios online, o geotargeting permite direcionar a divulgação do seu evento de acordo com a localidade. Já o geofencing possibilita que o participante receba informações do evento via celular, e-mail ou SMS, conforme sua localização.

Sabendo o que é geomarketing, você pode adotar três estratégias vinculadas às redes sociais para que os participantes atuem como promotores do seu evento! Os check-ins são os mais conhecidos. No entanto, existe também o geotagging, que permite que o usuário marque o local do evento em uma publicação no Facebook ou no Instagram, além dos geofiltros, que possibilitam criar filtros em fotos e vídeos com a identidade visual do seu evento, desde que o usuário forneça sua localização pelo GPS.

E aí, curtiu esse post sobre o que é geomarketing ? Que tal colocar seu novo conhecimento em prática? Para ajudá-lo no planejamento, confira nosso próximo post com várias dicas para você organizar um congresso corporativo!

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