A tecnologia permite realizarmos coisas incríveis em mídias visuais. A projeção mapeada é um exemplo disso, que funciona muito bem em produção de eventos corporativos. Conheça um pouco sobre essa ferramenta e como utilizá-la para o seu marketing.

Video Mapping ampere eventos eventos corporativos
Eventos corporativo com video Mapping 3D, realizado por Ampere eventos

O que é Projeção Mapeada?

A projeção, também chamada de Vídeo Mapping, é uma técnica onde é possível usar qualquer estrutura para projetar uma imagem, como as paredes de um local.

Entretanto, ao contrário da projeção plana, a parede passa por um processo de mapeamento, permitindo que a imagem se “encaixe” perfeitamente à estrutura.

Diferentes tipos de mapeamento

Uma característica bem interessante dessa ferramenta é a possibilidade de utilizá-la tanto para imagens 2D como para 3D, com o equipamento correto.

Além disso, o mapeamento pode ser classificado de acordo com as dimensões da imagem ou dos objetos utilizados, caracterizando três categorias:

  • Projeções monumentais: são projeções de grandes escalas, realizadas em prédios e construções grandes;
  • Projeção de carros: projeções realizadas utilizando um veículo como tela.
  • Micro-mapeamento: projeções em escalas pequenas, como em garrafas pequenas ou até relógios.

Cada categoria dessas necessita de um tratamento especial para que a imagem e o vídeo fiquem sincronizados com as formas e geometrias das superfícies para a produção de eventos corporativos.

Como essa tecnologia funciona?

Exibir vídeos projetados em carros e objetos é realmente incrível, e você pode utilizar essa tecnologia em seus eventos para causar um impacto positivo em seu público.

Porém é necessário saber como a projeção mapeada funciona, para entender suas limitações e os melhores modos de utilizar essa ferramenta.

Existem várias formas e procedimentos para realizar uma projeção, porém tudo começa na escolha criativa do projeto, decidindo quais imagens e quais superfícies serão utilizadas.

Após escolher o local onde o vídeo será projetado é necessário realizar uma animação 3D da estrutura, levando em conta a posição da lente.

Depois de ter a estrutura animada, é hora de produzir o conteúdo, tanto áudio como vídeo. Nessa etapa são definidas as tarefas e os prazos, algo importante para a projeção ficar bem feita.

O próximo passo é a apresentação, quando a animação e o conteúdo são sobrepostos na estrutura criando o efeito que parece mágico. A qualidade e experiência da equipe são fatores essenciais para tudo sair conforme planejado.

Resumindo, a técnica de projeção pode ser definida em quatro passos:

  1. Visita de campo para identificar as estruturas utilizadas, assim como dimensões, cores e materiais;
  2. Criação do conteúdo que será utilizado no local, sendo desenvolvido já levando em conta a geometria e dimensões da estrutura a ser projetada;
  3. Montagem da estrutura, posicionando o projetor e os equipamentos que serão utilizados para realizar a projeção. Em alguns ambientes essa montagem pode ser complexa e demorada, então sempre reserve um tempo longo para essa etapa;
  4. Realizar testes, muita coisa pode dar errado na produção de eventos corporativos, o ideal é testar todos os cenários possíveis para ter certeza que está funcionando.
Credito de imagem: Moment Factory

A projeção mapeada como ferramenta de marketing.

Projetar vídeos e animações não é uma ideia nova no mundo do marketing, principalmente em eventos corporativos. A novidade é conseguir projetar com alta qualidade em estruturas, sem precisar de telões espalhados pelo local.

O fato é que a projeção mapeada mexe com a imaginação de quem está presente, prendendo a atenção por ser algo novo e realmente impactante.

Esses fatores são a base para um marketing de sucesso, basta uma mensagem bem planejada que o seu público vai receber essa informação durante o evento. Ou seja, a sua equipe de marketing pode usar toda a ideia de magia e efeitos especiais que a ferramenta proporciona para criar uma verdadeira cena cinematográfica durante o evento corporativo 

Inclusive, o mapeamento pode ser projetado de forma interativa com os atores e pessoas do local, dependendo do nível de tecnologia dos equipamentos disponíveis.

A importância de contratar uma empresa especializada.

Organizar uma produção de eventos corporativos não é nada simples, são vários detalhes que devem funcionar simultaneamente. Com o uso da projeção mapeada a complexidade aumenta ainda mais.

Além disso, a capacitação dos profissionais e experiência são essenciais na hora de desenvolver animações e montagens de qualidade. Principalmente em estruturas mais desafiadoras.

Com uma empresa especializada em Vídeo Mapping você tem certeza que a sua ideia vai ser traduzida da forma mais clara e objetiva para a animação, alcançando todo o seu potencial de marketing.

Outra vantagem de contratar uma empresa especializada é poder contar com alta tecnologia dos equipamentos, possibilitando aumentar o leque de opções para as animações e estruturas projetadas.

Vantagens da projeção mapeada

A projeção é uma revolução no mundo dos eventos corporativos e uma ferramenta de marketing poderosa, além disso ela oferece uma série de outros benefícios.

Capacidade de projetar em qualquer superfície

Uma das principais vantagens desse estilo de projeção é que, ao contrário dos outros, pode ser projetado em qualquer superfície, interagindo com o local.

Ou seja, a projeção não fica limitada ao telão ou monitores, mesmo que essa técnica também seja usual e funcional.

Aumenta a liberdade criativa

Outro fator que influencia muito a produção de eventos corporativos é a criatividade de quem cria as imagens e animações.

Com a projeção mapeada a liberdade criativa é muito maior, já que você pode criar ilusões de ótica com os objetos e até mesmo com a estrutura do local.

Inovação atrai público

O objetivo de qualquer ferramenta de marketing é atrair a atenção de um público específico.

Nada melhor para isso do que um efeito especial que parece mágica diante dos olhos, passando uma mensagem cativante de sua marca.

Além disso, a ferramenta está disponível para todos, e se você não usar pode ter certeza que algum concorrente vai, e com bons resultados.

Descubra mais detalhes sobre a projeção mapeada e outras tecnologias

A produção de eventos corporativos é um verdadeiro trabalho artístico, e ferramentas como o Vídeo Mapping ajudam muito a realizar um trabalho impactante.

Mas existem muitos detalhes sobre essa tecnologia e outras técnicas que você pode utilizar para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Acompanhe os nossos conteúdos e descubra mais estratégias como essa para alavancar a sua marca.