Traduzido como “consciência de marca”, o brand awareness é uma métrica importante para o marketing digital, pois mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Por meio dele é possível analisar como as pessoas associam uma empresa ao produto ou serviço comercializado. Quer um exemplo?

Quando alguém faz uma lista de supermercado e escreve Miojo e Pó Royal em vez de macarrão instantâneo e fermento químico significa que estas marcas alcançaram um brand awareness tão elevado que se tornaram sinônimo do produto.

Ainda que seu objetivo não seja o top of mind — ser a marca mais lembrada pelo consumidor —, aumentar o brand awareness é uma importante estratégia para qualquer negócio, pois, se bem trabalhada, traz notoriedade e credibilidade para a empresa. Além disso, quanto maior a consciência de uma marca, mais valor ela terá no mercado, o que também implica o aumento das vendas, maior alcance e a conversão de clientes em promotores do seu produto.

Agora que você já sabe qual a importância do brand awareness, que tal conhecer algumas dicas que vão ajudá-lo a diferenciar sua marca e fazer com que ela não saia da cabeça dos seus consumidores? Confira!

Tenha uma personalidade única

Uma das principais estratégias para o brand awareness é fazer com que uma marca tenha uma personalidade própria, que seja reconhecida pelo público por uma característica específica e que a diferencie de todas as outras.

Para se destacar e ser lembrada é importante que a empresa se posicione e defenda valores e discursos que dialoguem com o público — demonstrar engajamento social, ambiental ou estabelecer uma missão são ótimas opções.

Outra estratégia para reforçar a personalidade de uma marca e consolidá-la na memória afetiva do público, é com o uso do humor ou com a criação de um personagem característico, afinal, quem não se lembra da operadora Tim quando vê o trio de homens azuis?

Diferencie sua identidade visual

Assim como a personalidade, a identidade visual deve ser única e bem planejada. Por isso, aposte em uma combinação de cores, fontes e símbolos que destaquem sua marca das concorrentes.

É importante que o design, ou seja, os elementos visuais característicos da marca, esteja presente não só na embalagem do produto comercializado, mas também nas peças de divulgação online (site, blog, peças publicitárias) e também offline (folders, cartão, banners, brindes etc).

Patrocine eventos

O patrocínio é uma ótima estratégia para aumentar o brand awareness. Seu principal objetivo não é vender o produto — apesar de beneficiá-lo —, mas, sim, criar uma forma de tornar a marca presente na vida e na mente dos consumidores.

Antes de patrocinar um evento, verifique se a sua proposta está de acordo com os valores e se o produto da sua empresa é bem visto pelo público que você deseja atingir.

Ofereça brindes da marca

Os brindes funcionam como uma lembrança da marca e contribuem para a consolidação da identidade visual. No entanto, antes de sair distribuindo diferentes tipos de mimos, avalie quais combinam com as características da sua persona.

Aposte em objetos úteis e personalizados como canetas, squeezes, canecas, chaveiros, bloco de notas, que podem ser incorporados no cotidiano do consumidor e fazer com que ele se lembre do seu produto ou serviço na hora da compra.

Agora que você já sabe o caminho para aumentar o brand awareness da sua marca, é hora de colocar todas as dicas em prática. Quer uma sugestão para arrasar? Organize um evento corporativo que, além de dar voz à sua empresa, contribui para que ela se posicione frente ao público e consolide uma personalidade própria. Esse é um ótimo momento para que o consumidor conheça o produto e se familiarize com sua identidade visual, seja por meio do cenário ou material de divulgação e brindes.

Mostre que você é um profissional antenado e domina o brand awareness, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais.